Sexualidade

Você sabe como é, realmente, uma terapia sexual?

Ao contrário do que muitos podem pensar, não é “apenas” para aqueles que sofrem de disfunção sexual, bloqueios mentais ou problemas de baixa libido

Apesar do que as pessoas possam pensar, se você faz sexo, fez sexo, quer fazer sexo ou pensa em sexo, é provável que você possa se beneficiar da terapia sexual.

Em outras palavras, a terapia sexual não é “apenas” para aqueles que sofrem de disfunção sexual, bloqueios mentais ou problemas de baixa libido – assim como a psicoterapia não é benéfica apenas para aqueles diagnosticados com problemas de saúde mental.

Talvez você tenha alguma vergonha internalizada que gostaria de abordar, talvez tenha algumas fantasias que queira explorar, ou talvez queira apenas um espaço seguro para conversar – e apenas conversar, já que a terapia sexual não envolve qualquer tipo de toque. Seja qual for o caso, a terapia sexual pode oferecer soluções para todos esses motivos e muito mais.

Recomendados

A terapia sexual é um tipo de terapia totalmente focada em sexo e sexualidade, diz ao site Popsugar (em inglês), Anna Chau, LMFT, terapeuta sexual em São Francisco, certificada pela Associação Americana de Educadores, Conselheiros e Terapeutas de Sexualidade (AASECT). “A terapia sexual é um espaço seguro e confidencial onde as pessoas podem entrar e realmente explorar suas próprias identidades, sexualidades, fetiches e fantasias”, explica ela.

Ela foi projetada para qualquer pessoa interessada em um ambiente confortável e livre de julgamento para conversar e aprender sobre todas as coisas relacionadas ao assunto. Se você está considerando a terapia sexual ou está apenas aprendendo sobre isso pela primeira vez, aqui está sua cartilha sobre o que é a terapia sexual e por que você pode tentar por si mesmo.

· · ·

Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por:A perigosa ascensão dos mitos de saúde sexual nas mídias sociais

· · ·

O que é terapia sexual?

A terapia sexual é um tipo de terapia baseada em conversas (sim, apenas conversando, sem tocar) que se concentra em sexo, sexualidade e qualquer coisa que afete a satisfação e o conforto sexual. Na terapia sexual, explica Chau, você explorará verbalmente seus hábitos e preferências em relação ao sexo, bem como sua própria sexualidade e identidade. Isso inclui investigar os muitos fatores que afetam seu relacionamento com o sexo, como sua criação, cultura, raça e educação anterior sobre sexo. De acordo com Chau, a terapia sexual o ajudará a abordar questões como:

  • Quais são seus desejos?
  • Que coisas você pensou sobre querer se envolver ou compartilhar com um parceiro, mas sentiu vergonha de tentar?
  • O que está impedindo você de ter um ótimo sexo?

Apesar da frequência com que as pessoas pensam em sexo, Chau explica, “não temos espaço para falar sobre isso de maneira segura e sem julgamentos”. Muitos de nós carecem das ferramentas para “saber ter prazer, sentir-se desejado, sentir-se bem dentro do próprio corpo”, acrescenta. “O que a terapia sexual realmente trata é fornecer as ferramentas e o espaço seguro para identificar e descobrir o que funciona para você”.

Devo procurar um terapeuta sexual?

Não há requisitos para frequentar a terapia sexual, além de ter interesse em falar e descompactar sua relação com o sexo. Dito isto, existem algumas razões comuns pelas quais as pessoas podem se sentir mais inclinadas a marcar uma consulta.

Algumas pessoas, por exemplo, procuram terapia sexual porque sofrem com uma disfunção sexual específica – como problemas de desempenho sexual ou baixa libido, diz Chau. Outras pessoas podem querer discutir e explorar preferências sexuais, hábitos ou interesses sobre os quais não se sentem à vontade para falar com mais ninguém. Pessoas que sofreram trauma sexual ou agressão sexual também podem procurar um terapeuta sexual, já que a terapia oferece um espaço seguro para os sobreviventes falarem sobre seus traumas e “explorar e processar como isso se relaciona com sua vida sexual atual”, diz Chau.

Seja qual for o motivo pelo qual você procura um terapeuta sexual, Chau diz que muitos de seus pacientes chegam com um conjunto inicial de questões para discutir, mas eles rapidamente aprendem que há muito mais em sua experiência de sexo do que imaginavam.

A terapia sexual os ajuda a explorar os diferentes pensamentos e suposições que eles têm em relação ao sexo com o objetivo de aumentar o conforto e a satisfação sexual. “Quero enfatizar que não há nada de errado em procurar um terapeuta sexual”, diz Chau. “Trata-se realmente de encontrar um espaço seguro e confidencial para falar sobre sexo.”

Como é uma sessão de terapia sexual?

Logisticamente, você pode fazer terapia sexual como indivíduo, casal ou grupo em relacionamentos poliamorosos ou abertos. “Tudo depende do que você está procurando naquele momento”, explica Chau. A duração e a frequência das sessões podem variar, mas uma vez por semana, com sessões de 50 minutos são comuns.

Quanto ao que acontece especificamente na sessão de terapia sexual, depende das preferências do paciente e do terapeuta. Muitos terapeutas, por exemplo, deixarão o paciente decidir a estrutura e os tópicos discutidos em cada sessão. Com seus clientes, Chau diz: “Estou realmente aqui para ajudá-lo a percorrer o caminho que você está escolhendo. Você pode determinar o que funciona para você e o que não funciona”.

Você pode optar por falar sobre sua vida sexual atual, bem como sobre como as experiências passadas podem tê-la moldado, diz Chau. Você provavelmente vai se aprofundar em alguns dos tabus e vergonhas que carrega enquanto explora como esses tabus afetam seus relacionamentos atuais.

Os terapeutas sexuais também podem dar a seus pacientes alguns “deveres de casa”, ou coisas que o paciente pode fazer entre as sessões para desenvolver seu trabalho na terapia. Exemplos de tarefas possíveis podem envolver a masturbação, explorar como várias partes do seu corpo respondem ao toque ou experimentam prazer, ou até mesmo ficar na frente do espelho e “olhar para o seu corpo quando você está completamente despido”, diz Chau.

À medida que você começar a progredir na terapia sexual, provavelmente começará a sentir que entende seu corpo, seus desejos e seus prazeres mais plenamente. “É realmente apenas confiar que [os pacientes] têm os recursos agora para fazer sexo melhor, ou eles têm uma melhor compreensão de seus próprios corpos e o que é bom”, diz Chau.

Como encontrar um terapeuta sexual

Interessado em experimentar a terapia sexual? Antes de começar a pesquisar “terapeutas sexuais perto de mim”, há algumas coisas a saber. Primeiro, você deve sempre procurar um terapeuta sexual certificado pelo órgão responsável do estado ou país. Eles exigem que os terapeutas sexuais possuam um grau avançado que inclua treinamento em psicoterapia e experiência clínica, bem como educação sexual separada e treinamento em terapia sexual.

Você também deve se sentir seguro e confortável com um terapeuta sexual antes de agendar qualquer sessão. Se puder, faça ligações introdutórias com potenciais terapeutas sexuais para ter uma ideia do estilo de terapia deles e se vocês se encaixam bem um com o outro. Isso pode incluir procurar um terapeuta sexual com experiência semelhante à sua ou que seja da mesma etnia/gênero.

“Os tabus, a vergonha e o estigma que carregamos [em relação ao sexo] variam de cultura para cultura”, explica Chau. Quando você se encontra com um terapeuta sexual que se identifica ou está familiarizado com sua cultura, “eles podem começar a descompactar e fazer as perguntas certas, para que você, como cliente, possa se aprofundar e entender melhor como a cultura, a religião ou como sua educação tem desempenhado um papel em sua própria identidade sexual ou sexualidade”, diz ela.

Aqui estão algumas perguntas importantes que você pode querer fazer a potenciais terapeutas sexuais:

  • Qual é o seu estilo de terapia? Você faz muitas perguntas, ou eu vou falar mais?
  • Que tipo de questões ou tópicos você tem experiência em conversar com os clientes?
  • Qual o custo de uma sessão? Você aceita plano de saúde?
  • Se você se sentir à vontade para fazer isso, também pode explicar os motivos pelos quais está procurando a terapia sexual e perguntar como eles os abordariam.

No final do dia, você quer encontrar um terapeuta sexual que o ajude a se sentir seguro o suficiente para realmente se abrir. Você provavelmente ficará vulnerável e discutirá tópicos que podem parecer difíceis ou tabus, por isso é crucial que seu terapeuta sexual o ajude a se sentir confortável e seguro – nunca julgado. “A terapia sexual não deve ser vergonhosa”, enfatiza Chau. “É realmente apenas um espaço seguro para você falar sobre suas necessidades, vontades, desejos, fantasias, fetiches e prazeres.”

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM