A doença celíaca surge quando o seu corpo não consegue processar o glúten, uma proteína encontrada em alimentos como pão, biscoito e macarrão. Embora a maioria das pessoas não tenha problemas para digerir essa pequena substância, há muitas outras que preferem ficar longe dos alimentos que contêm glúten para evitar uma série de problemas de saúde.
ANÚNCIO
Fadiga, inchaço e diarreia: estes são os sinais mais comuns da doença celíaca que você provavelmente já conhece. Porém, eles não são os únicos a serem observados.
· · ·
Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por: “Perder peso depois dos 40: uma dica de ouro para facilitar o processo”
· · ·
Quais são os sintomas da doença celíaca?
Primeiro, é importante entender que existem dois grupos de sintomas iniciais: intestinais e extraintestinais.
O gastroenterologista Vahe Badalyan explica que os sintomas intestinais — como diarreia e dor abdominal — são o resultado de inflamação e danos ao intestino.
ANÚNCIO
Já os sintomas extraintestinais surgem da má absorção de nutrientes e da inflamação que ocorre no corpo. Eis um resumo dos principais sintomas da doença celíaca:
- anemia
- diarreia
- dor abdominal
- erupção cutânea com coceira e bolhas
- fadiga crônica
- fraqueza, dormência e dor nas mãos e nos pés
- inchaço
- mudanças de humor
- osteoporose
- perda de peso
- problemas reprodutivos
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.