Saúde e Bem-estar

Duas regras da ‘alimentação saudável’ que você pode ignorar a partir de agora

Algumas regras alimentares são boas — mas outras são, na verdade, pura bobeira

Regras alimentares não faltam em nossa sociedade, principalmente por causa de cultura da dieta e das visões equivocadas do que realmente é uma “alimentação saudável”. Algumas dessas regras são sugestões bem-intencionadas e podem ser úteis para algumas pessoas, algumas vezes. Mas outras são, na verdade, pura bobeira. Elas são desnecessariamente restritivas ou sem fundamento científico.

1. “Evite alimentos processados”

“A menos que você esteja comendo uma dieta de alimentos crus [integrais], na qual você não cozinha nada, você está consumindo alimentos processados”, explica à revista SELF Marina Chaparro, fundadora de uma consultoria de nutrição para crianças e a família em geral. Alimentos processados podem ser ricos em nutrientes, como iogurte, pão integral e manteiga de amendoim.

“Em vez de evitar alimentos processados, eu aconselho as pessoas a lerem um rótulo e não classificar os alimentos como bons ou ruins”, diz. Pensar em alguns alimentos como “bons” e outros como “ruins” é essencialmente atribuir um valor moral aos alimentos, o que pode fazer você se sentir uma pessoa ruim por comer algo que não parece saudável.

Recomendados

· · ·

Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por:Quantos gramas de proteína por dia você precisa?

· · ·

2. “Não coma depois das X horas”

Algumas pessoas “fecham a boca” em um determinado momento porque ouviram que comer antes de dormir é ruim. Mas, a menos que comer antes de dormir cause indigestão, não é necessariamente algo ruim para o corpo.

“Para muitos de nós, não é interessante parar de comer às 18h, 19h ou 20h. Você ainda precisará de comida, porque o seu corpo ainda necessita de energia enquanto você está acordado“, esclarece a nutricionista Dalina Soto à mesma fonte.

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM