Quem nunca pensou que, depois de beber bastante, teria uma ótima noite de sono e apagaria por conta do álcool? Muitas de nós já nos sentimos assim, mas acontece que, além de trazer a ressaca horrível momentos depois, o álcool reduz muito a qualidade do nosso sono.
ANÚNCIO
Leia também:
Você não vai acreditar nestes 3 benefícios do aipo para a sua saúde
Mesmo ele sendo um sedativo, ele traz o oposto para as nossas noites que deveriam ser bem dormidas. Isso porque, no início da noite, o álcool atua como um soporífero deixando a gente com sono, mas acaba alterando a quantidade de tempo que passamos em cada estágio do sono, mudando a duração, qualidade e eficiência.
Em uma noite normal, por exemplo, passamos 20% do tempo em um sono profundo, 25% em um sonho, e 50% em um sono mais leve. Com o álcool, a atividade cerebral diminui e você começa a ter menos sono REM, e mais ondas de sono lentas.
Fora os roncos que podem aparecer muitas vezes, já que o álcool afeta o sistema respiratório, aumentando os sons emitidos durante a noite, podendo ser mais frequentes em homens do que mulheres, e reduz ainda mais a qualidade do sono.
De acordo com a Fundação do Sono, consumir baixas quantidades de álcool (menos de dois drinks para os homens e menos de um drink para as mulheres) atrapalha 9.3% do nosso sono, e o consumo alto impacta 39.2% no nosso sono. Mas, tudo é equilíbrio, não é mesmo? É só ajudar seu corpo a se preparar para essas noites e adaptar sua rotina, com hidratações e uma boa noite de sono no dia anterior.
ANÚNCIO
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.