Saúde e Bem-estar

Você sabe qual é a diferença entre serotonina e dopamina?

As duas são conhecidos como o “hormônio da felicidade”, mas elas possuem algumas diferenças

Tanto a dopamina quanto a serotonina são conhecidas como “hormônio da felicidade”, inclusive sendo até confundidas uma com a outra, mas elas possuem diferenças consideráveis.

Ambas têm o poder de nos proporcionar uma sensação de bem-estar e são indicadas como ótimos controladores de humor, além de ajudar no combate a depressão e ansiedade.

Veja abaixo a diferença entre os dois neurotransmissores:

Recomendados

· · ·

Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por:Saúde mental: 8 alimentos que ajudam na produção de serotonina

· · ·

Dopamina

Conhecida por sua relação com o bem-estar e o prazer, a dopamina é o neurotransmissor responsável pelo controle do humor e da atenção.

Ela também é responsável pelas funções cognitivas que envolvem atenção, aprendizado e memória, além de controlar as funções motoras.

A deficiência de dopamina no organismo pode provocar tremores, dificuldade em executar tarefas manuais, alterações de humor e depressão.

Serotonina

Já a serotonina é, de fato, o “hormônio da felicidade”. Este neurotransmissor é o que regula o humor, as funções cardíacas, o sono, o apetite e a memória.

A deficiência de serotonina no organismo pode causar mau humor, agressividade e mau funcionamento do intestino.

As diferenças

Tanto a dopamina quanto a serotonina são neurotransmissores e, embora estejam associados a sensações de felicidade e prazer, ambas exercem funções diferentes no organismo.

Enquanto a serotonina é responsável pela regulação das emoções e desempenha um papel na coagulação sanguínea e na digestão, a dopamina está associada ao sentimento de recompensa, motivação e prazer.

No entanto, é importante ressaltar que ambas estão intrinsicamente interligadas e possuem funções extremamente importantes e complexas no corpo.

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM