Saúde e Bem-estar

8 maneiras de evitar o cansaço mental no dia-a-dia

Muitas vezes o acumulo de tarefas podem nos deixar cansadas mentalmente; veja como lidar com isso

O mundo super conectado em que vivemos, o acumulo de tarefas, trabalho dentro e fora de casa, tudo isso podem deixar bem cansadas. Mas além do cansaço físico que todas as atividades diárias podem nos causar, o cansaço mental pode atrapalhar nossa concentração, foco e saúde mental.

Muitas vezes, esse cansaço mental pode ser até maior ou pior que o cansaço físico, nos deixando desanimadas e impedindo que a gente consiga concluir tudo o que planejamos para o dia. Ele acontece quando nosso cérebro recebe muitos estímulos ou quando estamos estressadas.

Para melhorar essa situação, separamos aqui oito maneiras de lidar e evitar o cansaço mental.

Recomendados

· · ·

Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por:6 benefícios que caminhar diariamente podem trazer para a sua saúde física e mental

· · ·

1. Como lidar com o cansaço mental

O primeiro passo para lidar com esse tipo de cansaço, é identificar o que pode estar causando o problema. Ele pode ser derivado de diferentes situações e pode se manifestar também de maneira diferente em cada pessoa.

2. Veja se está com algum problema de saúde

Cansaço e fadiga podem ser sintomas de diversas doenças ou até estar ligado à sua alimentação. Por isso, é importante manter seus exames em dia para eliminar a possibilidade de alguma condição ou desequilíbrio hormonal.

3. Tire um tempo para descansar

Nosso corpo não é uma máquina, apesar de muitas pessoas agirem como se fosse. Tire um tempo para descansar, desligue o celular, relaxe em banho de sol, assista ao por do sol. Tirar esse tempo para nós, também evita o excesso de estímulos sensoriais em nosso cérebro e ajuda recarregar as energias.

4. Faça pequenas pausas

Nosso corpo e mente precisam de pequenos momentos de pausa para poder aliviar um pouco a tensão do dia-a-dia. Faça pausas de cinco minutos a cada hora, aproveite para esticar as pernas, tomar água. Uma boa técnica para isso é o Método Pomodoro, que determina uma pausa de cinco minutos após 25 minutos de atividades ou trabalho.

5. Entenda seus limites

Se você é daquelas pessoas que está sempre tentando abraçar o mundo, repense alguns comportamentos. Dar conta de muitas tarefas ao mesmo tempo pode ser bastante desgastante, portanto, entenda seus limites para não assumir mais compromissos do que consegue cumprir.

6. Faça algo novo

Tente encaixar novas experiências no seu dia-a-dia, como ir ao museu ou conhecer um lugar novo na cidade ou até mesmo algo que nunca fez antes. É uma tática simples, mas que pode renovar nossas energias.

7. Pratique o autocuidado

Quando falamos de autocuidado, não estamos falando apenas de manter o skincare em dia ou comer algo gostoso. O autocuidado também engloba fazer algo por você mesma, como ler um livro, um banho relaxante. Outra ponto importante é entender o que te faz bem o não ultrapassar seus limites.

8. Faça terapia

A terapia também pode entrar na sua rotina como um elemento de autocuidado. Muitas vezes falar com um profissional sobre o que aflige, seus medos e inseguranças ajudam no autoconhecimento e a lidar melhor com o peso das atividades do dia-a-dia.

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM