Saúde e Bem-estar

6 benefícios que caminhar diariamente podem trazer para a sua saúde física e mental

Caminhar, além de ser de graça, vai te proporcionar uma vida mais saudável

Praticar atividades físicas diariamente podem trazer inúmeros benefícios a nossa saúde, tanto física quanto mental. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática de 150 minutos de exercício por semana para que você tenha uma vida mais saudável.

Com a rotina atribulada e corrida que temos hoje em dia, não é sempre que conseguimos nos organizar ou arrumar um tempinho para ir à academia ou praticar algum esporte. Por isso, a caminhada pode ser uma ótima solução para se manter saudável nos tempos modernos.

Caminhadas, além de serem gratuitas, podem ser feitas ao ar livre, te colocando em contato com o meio ambiente e proporcionando uma pausa da rotina. Outra vantagem, é ser um exercício de baixo impacto e um dos mais fáceis de ser incluído no seu dia-a-dia.

· · ·

Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por:Ciência indica que pessoas honestas são mais felizes

· · ·

Veja abaixo seis benefícios para o corpo e mente que as caminhadas podem trazer.

1. Melhora o sono

Praticar caminhada pode melhorar a sua qualidade do sono. Isso porque os exercícios físicos, como uma simples caminhada, auxiliam a regulação do metabolismo e o funcionamento geral do organismo, atuando na redução dos efeitos da insônia, por exemplo.

2. Perda de peso

As caminhadas nem sempre foram as queridinhas daqueles que buscam emagrecimento. No entanto, caminhar é um exercício aeróbico que promove queima calórica, podendo, sim, ser eficiente para a perda de peso.

A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda caminhada como atividade para melhora da saúde. Um treino de pelo menos 30 minutos por dia já vai te render bons resultados.

3. Fortalece os músculos

Quem caminha, além de emagrecer, aumenta seu condicionamento físico, preparando o organismo para outros exercícios. No caso da musculatura do corpo, uma boa caminhada de cerca de 30 minutos atua diretamente na tonificação dos músculos das pernas, coxas, abdômen e bumbum.

Você também pode auxiliar os músculos dos braços se, enquanto caminha, fizer movimentos com eles. Isso aumenta sua amplitude de movimento e desloca pressão e peso das articulações para os músculos.

4. Desacelera o declínio cognitivo

Uma extensa pesquisa mostrou que exercícios aeróbicos, como as caminhadas, auxiliar no retardo das alterações cognitivas no cérebro. Isso porque a caminhada age no sistema cardiorrespiratório, contribuindo para a melhora da saúde do cérebro e desacelerando o declínio da substância cinzenta.

5. Reforça seus ossos

Uma boa caminhada pode ajudar a fortalecer os ossos, combatendo osteoporose e a osteoartrite, por exemplo. Como é um tipo de atividade física de baixo impacto, a caminhada ainda auxilia no reforço da coluna vertebral, ajudando a garantir que seu sistema musculoesquelético fique saudável e forte, dando conta de sustentar o organismo.

6. Melhora o humor

Caminhar é uma excelente maneira de você melhorar seu humor. Isso ocorre porque, durante a caminhada, nosso corpo secreta uma quantidade maior de endorfina, um hormônio que é produzido pela hipófise e responsável pela sensação de alegria e relaxamento.

Ao caminhar seu corpo produzirá, automaticamente, endorfina, e quanto mais seu organismo produzir, mais ânimo você sentirá. Repetindo o que dissemos acima, tudo isso você consegue de graça, basta caminhar.

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM