Saúde e Bem-estar

Menstruação e mindfulness: a tendência de bem-estar que está bombando por aí

Essa junção promete transformar nosso corpo

Menstruação e mindfulness: a tendência de bem-estar que está bombando por aí (Reprodução: Pexels)

Normalizar a menstruação é algo que está caminhando para se tornar um padrão no nosso dia a dia, ainda bem. Mesmo que haja um longo caminho pela frente, existe uma nova tendência que vem com tudo: a menstruação mindfulness, ou a menstruação consciente, em tradução livre.

ANÚNCIO

Leia também:

Transtorno de estresse pós-traumático atinge milhares de mulheres após aborto espontâneo

Recomendados

Isso quer dizer que devemos olhar para nossa menstruação como mais do que aquela semana que você sangra, mas sim entrar em sintonia consigo mesmo para entender seu período menstrual por completo, passando por todos os estágios do momento.

Como benefícios, você pode ter desde o controle da dor até a aceitação e melhorias nos relacionamentos e na vida profissional. E como fazer?

“A maneira mais fácil é começar a sintonizar quando você menstrua. O primeiro dia do seu período é o primeiro dia do seu ciclo menstrual. Observe como você se sente durante o período - sua energia, humor, o peso de seu sangramento e quaisquer sintomas como como dor ou alterações digestivas. Continue observando enquanto avança para as próximas três fases, usando um aplicativo como Moody ou Clue, um diário de ciclo ou até mesmo o aplicativo Notas em seu telefone para anotar o que está ocorrendo. Pode levar até três ou quatro meses para começar a ver padrões e desenvolver uma compreensão mais profunda de como cada fase afeta você.” conta um especialista de mindfulness.

Segundo a nutricionista e especialista em menstruação Giulietta Durante, isso pode trazer várias mudanças para nós, já que os hormônios influenciam nosso humor, apetite, e tudo o que fazemos, nos auxiliando a ter um dia a dia melhor.

“A menstruação consciente é um primeiro passo muito poderoso para reescrever todas as narrativas sobre a menstruação ser uma inconveniência é algo que devemos simplesmente ignorar e seguir em frente [ou até sentir vergonha]”, acrescenta ela.

Além disso, se você sente dor ou algo fora do comum, precisa de investigação clínica para ver como resolver isso, pois pode ser uma causa maior por trás como a endometriose, por exemplo. Com a menstruação aliada ao mindfulness, você consegue identificar esse e outros problemas, e cuidar melhor do seu corpo como um todo.

· · ·

Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por: “”

· · ·

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias