Saúde e Bem-estar

A tendência do TikTok para mostrar que o peso parece diferente em todos é saudável?

Um especialista discute os prós e contras desse movimento

Quando mudam as estações, logo a gente se pega pensando em como conquistar o corpo perfeito, mesmo você já tendo um corpo incrível para aquilo. A nossa autoconfiança acaba diminuindo várias vezes que vamos às redes sociais para tentar nos inspirar e ganhar um pouco de autoestima.

Leia também:

Águas funcionais: como elas ajudam nosso corpo e nosso bem-estar?

Recomendados

Uma nova tendência do TikTok tem como objetivo mudar tudo isso, incentivando as pessoas a aceitarem sua beleza real e mostrar que o peso parece diferente em cada tipo de pessoa, e que todas nós somos bonitas. Acontece que nem todo mundo está convencido de que essa é uma tendência positiva, pois pode desencadear questões em pessoas com risco de transtorno alimentar.

Muitas mulheres aceitaram o desafio de mostrar seus corpos em vídeos do TikTok, como mostra o vídeo abaixo. Em outro vídeo, o usuário @marlagracefit disse: “O peso parece diferente em todos e vocês são todos lindos”.

A tendência foi parar em outras plataformas, e até a atleta olímipica Ilona Maher escreveu que “Aprender lentamente meu peso é apenas um número”, ao lado de um vídeo lembrando seus fãs: “É assim que 200 libras se parecem”.

Isso encoraja muitas mulheres a terem a confiança corporal, chamando a atenção para o sistema de Índice de Massa Corporal - o ICM - que nos últimos tempos foi rotulado dizendo que faz mais mal do que bem para as pessoas. Um relatório parlamentar do Reino Unido ainda disse que esse sistema deve ser descartado imediatamente, e isso pode estar cada vez mais próximo com essa tendência do TikTok.

@gabriellekayla

Your weight is JUST A NUMBER

♬ original sound - caesar

“Muitos desses vídeos incluem pesos e tamanhos de vestidos específicos, o que é preocupante, pois sabemos que pesos específicos, IMC ou medidas podem servir de inspiração para algumas pessoas que sofrem de um transtorno alimentar se envolverem em comportamentos prejudiciais e ficarem mais doentes”, explica Quinn, especialista em alimentação. “Embora nem todas as pessoas que têm um transtorno alimentar sintam angústia com sua imagem corporal, o conteúdo que se concentra no peso, aparência e tamanho pode ser muito inútil”.

Isso não quer dizer que a pessoa desenvolverá um relacionamento doentio com o corpo só de ver o vídeo, mas existem outras questões por trás que podem contribuir para o movimento já que estamos lidando com pessoas vulneráveis.

Por sorte, a maioria dos comentários dos posts são positivos, então é preciso praticar com cautela e mostrar um conteúdo assim pensando em seus sentimentos e pensamentos, sendo algo real e verdadeiro. Se você tem alguma dúvida de que esse conteúdo vai te fazer bem, é melhor deixar o TikTok de lado por um tempo e buscar ajuda profissional, com sua família e um terapeuta.

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM