Comportamento e Relacionamento

Seja um bom ouvinte: os truques de uma psicóloga para ser mais empático e respeitoso

Para ser um bom ouvinte, é preciso colocar em prática certos comportamentos

Amigas
Seja um bom ouvinte: adote estes comportamentos (Anna Shvets/Pexels)

Ser um bom ouvinte pode ser difícil no começo. “É muito mais tentador fazer outra coisa simultaneamente, falar sobre a sua própria experiência ou oferecer conselhos”, diz a psicóloga clínica Ellen Hendriksen. Em artigo (em inglês) no portal Psychology Today, ela compartilha os melhores ouvintes comportamentos que fazem você se sintonizar e apoiar de verdade a outras pessoas.

ANÚNCIO

1. Bons ouvintes criam segurança

O que torna uma pessoa um bom ouvinte? A ideia de que existe uma base para qualquer conexão sólida: segurança. “Em sua essência, segurança é estar livre de riscos, perigos ou danos”, explica Ellen. “A segurança de conversa está sempre presente, deixando-a livre de rejeição e julgamentos.”

· · ·

Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por:Hábitos saudáveis: psicólogo compartilha 6 segredos para ter atitudes mais positivas

· · ·

2. Eles usam poucas palavras

“Claro”, “entendi”, “isso faz sentido”. Todas essas frases são curtas (três palavras ou menos), mas também todas reafirmam a validez da experiência e dos sentimentos da outra pessoa.

3. Bons ouvintes usam todo o corpo

Você se lembra quando os professores do jardim de infância ensinavam a “escutar”? Eles pediam concentração. Como adultos também é importante usar a seguinte técnica: use os seus olhos para observar os sinais não verbais; use o seu cérebro para pensar sobre o que está sendo dito; e use o seu coração para sentir as emoções. Mantenha o restante do corpo quieto para demonstrar respeito.

ANÚNCIO

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias