Saúde e Bem-estar

Nutricionista de Harvard compartilha os 6 melhores alimentos para o cérebro

Segundo o especialista, a maioria das pessoas não comem o suficiente desses alimentos

Nossa dieta e nossa saúde mental estão extremamente ligadas – e a conexão entre elas se dá nos dois sentidos: a falta de boas escolhas alimentares leva a um aumento nos problemas de saúde mental e esses problemas, por sua vez, levam aos maus hábitos alimentares.

Pensando nisso, a psiquiatra nutricional Uma Naidoo, especialista em cérebro e membro do corpo docente da Harvard Medical School, compartilhou (em inglês) uma lista com os melhores alimentos para estimular o cérebro que as pessoas não estão comendo o suficiente. Incorporá-los em sua dieta pode melhorar seu humor, aguçar a memória e ajudar seu cérebro a trabalhar com eficiência máxima:

Leia mais: ‘Comida’ e ‘humor’ andam juntos. O que você come afeta sua saúde mental

Recomendados

1. Especiarias

Além de adicionar sabor, as especiarias são conhecidas por suas propriedades antioxidantes. Em outras palavras, elas ajudam o cérebro a combater os radicais livres nocivos e, portanto, previnem o estresse oxidativo, que pode danificar os tecidos.

Uma das especiarias que a médica destaca é a cúrcuma – principalmente quando se trata de reduzir a ansiedade. A curcumina, o ingrediente ativo da cúrcuma, pode diminuir a ansiedade e alterar a química cerebral correspondente, protegendo o hipocampo.

Outra bastante especial nesse sentido é o açafrão. Em 2013, uma meta-análise de cinco estudos randomizados e controlados publicados anteriormente analisou os efeitos da suplementação de açafrão nos sintomas de depressão entre participantes com transtorno depressivo maior.

Em todos esses ensaios, os pesquisadores descobriram que consumir açafrão reduziu significativamente os sintomas de depressão em comparação com os controles placebo.

2. Alimentos fermentados

Os alimentos fermentados são feitos combinando leite, vegetais ou outros ingredientes crus com microrganismos como leveduras e bactérias.

Alguns exemplos incluem iogurte natural com culturas ativas, chucrute, kimchi e kombucha. Todas essas são fontes de bactérias vivas que podem melhorar a função intestinal saudável e diminuir a ansiedade.

No cérebro, os alimentos fermentados podem oferecer várias vantagens. Uma revisão de 45 estudos em 2016 indicou que alimentos fermentados podem proteger o cérebro em animais, melhorando a memória e retardando o declínio cognitivo.

O iogurte rico em probióticos pode ser uma parte poderosa de sua dieta, mas lembre-se de que o iogurte que passa por tratamento térmico não tem os mesmos benefícios.

3. Chocolate amargo

O chocolate amargo é uma excelente fonte de ferro, que ajuda a compor a cobertura que protege os neurônios e ajuda a controlar a síntese de substâncias químicas e vias químicas envolvidas no humor.

Em 2019, uma pesquisa transversal com mais de 13.000 adultos descobriu que as pessoas que comem chocolate amargo regularmente tinham um risco 70% menor de sintomas de depressão.

O chocolate amargo também tem muitos antioxidantes, contanto que você se atenha aos de maior porcentagem e certifique-se de que não tenha muito açúcar.

Leia mais: Esses 5 alimentos vão te ajudar a melhorar sua saúde física e mental sem muito esforço

4. Abacates

Abacates têm quantidades relativamente altas de magnésio, o que é importante para o bom funcionamento do cérebro.

O primeiro relato de tratamento com magnésio para depressão agitada foi publicado em 1921 e mostrou sucesso em 220 de 250 casos.

Desde então, inúmeros estudos sugeriram que a depressão está relacionada à deficiência de magnésio. Vários estudos de caso, nos quais os pacientes foram tratados com 125 a 300 miligramas de magnésio, demonstraram uma rápida recuperação da depressão maior, geralmente em menos de uma semana.

5. Nozes

As nozes têm gorduras e óleos saudáveis que nosso cérebro precisa para funcionar bem, juntamente com vitaminas e minerais essenciais – um bom por exemplo, é o selênio presente na Castanha do Pará.

Os efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes dos ácidos graxos ômega-3 nas nozes mostram uma grande promessa na melhoria do pensamento e da memória.

A nutricionista recomenda comer 1/4 xícara por dia (não mais – é fácil exagerar com nozes!) como um lanche ou adicionado à sua salada ou acompanhamento de vegetais. As nozes podem até ser combinadas em uma granola caseira ou em um mix que contém muito menos açúcar e sal do que as versões compradas em lojas.

6. Folhas verdes

“Quando digo que folhas verdes como couve fazem diferença na saúde, meus pacientes torcem o nariz para a ideia. Mas as folhas verdes contêm vitamina E, carotenóides e flavonóides, que são nutrientes que protegem contra a demência e o declínio cognitivo”, explica Naidoo.

Outro benefício é que eles são uma fonte incrível de folato, uma forma natural de vitamina B9 que é importante na formação de glóbulos vermelhos. Onde a deficiência de folato pode estar subjacente a algumas condições neurológicas, melhorar o estado de folato tem efeitos benéficos em nosso estado cognitivo e é um cofator necessário na produção de neurotransmissores.

Verduras como espinafre, acelga e folhas de dente-de-leão também são uma excelente fonte de folato!

⋅ ⋅ ⋅

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

⋅ ⋅ ⋅

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM