Saúde e Bem-estar

Esses 5 alimentos vão te ajudar a melhorar sua saúde física e mental sem muito esforço

Os alimentos que você já tem em casa estão cheios de ingredientes saudáveis e deliciosos, só precisam ser preparados da maneira correta

Você é o que você come! O segredo para uma boa saúde muitas vezes está muito mais próximo do que você imagina, na sua própria cozinha ou facilmente encontrados no super mercado.

Alguns alimentos podem ser grandes aliados para ajudar a melhorar sua saúde física e mental. Tudo o que você precisa é de um pouco de imaginação e conhecer alternativas para cozinhar esses alimentos de diferentes maneiras. Ah! E é importante também saber a maneira correta de prepará-los.

Leia mais: Pesquisa revela como os ritmos alimentares afetam nossa saúde mental

Aqui estão alguns alimentos que ajudam a melhorar sua saúde física e mental se consumidos regularmente:

Quinoa

Por ter baixo índice glicêmico e ser um rico em fibra e proteína, a quinoa estimula a mastigação, diminui o esvaziamento gástrico e aumenta a sensação de saciedade, adiando a fome. Dessa forma, pode ser usada em planos alimentares e incluída na alimentação diária, ajudando na promoção de hábitos alimentares saudáveis.

Vale consumir os grãos de quinoa como cereal, com leite ou iogurte ou como ingrediente de vitaminas. A versão em flocos e farinha pode ser polvilhada nas frutas ou acrescentada em sucos. Essa é uma boa alternativa para equilibrar as fibras que as frutas perdem em forma de suco. Ela pode ser consumida também como uma alternativa ao arroz branco do dia a dia.

Rapadura/Açúcar Mascavo

Uma ótima alternativa para adoçantes de calorias vazias como açúcar, o açúcar mascavo ou a rapadura tem alto valor nutricional, contendo em si uma boa quantidade de antioxidantes e minerais. A rapadura é um ingrediente que pode ser comido cru, ou colocado nas refeições para melhorar seu sabor. Além de aumentar a imunidade, essas duas alternativas tem grandes propriedades de purificação para todo o corpo, especialmente o fígado e o sangue.

Tâmaras

Outro alimento que é ótimo para diabéticos, junto com o açúcar mascavo, é a tâmara. Esta preciosa fruta contém muitos nutrientes, incluindo potássio e antioxidantes como flavonóides, carotenóides e ácido fenólico. Rica em fibras e fácil de adicionar aos pratos, as tâmaras também são ótimas para a saúde do cérebro. De acordo com pesquisas, uma dieta rica em frutos de tamareira melhora a memória, o aprendizado e reduz o risco de doença de Alzheimer. Tâmaras e misturas instantâneas de açúcar mascavo, podem ser adicionadas no lugar do açúcar em pratos e bebidas para adoçá-los, mas sem as desvantagens do açúcar refinado para a saúde.

Leia mais: Esta poderosa fruta vai te ajudar regular a pressão, combater doenças e auxiliar na perda de peso

Coco

Outro superalimento tradicionalmente disponível é o coco, que é cheio de nutrientes, seja água de coco, coco cru, leite ou até mesmo seu óleo! Do manganês ao magnésio, cobre e potássio, consumir coco pode ajudá-lo a aumentar a ingestão de micronutrientes no dia a dia. Beber água de coco também pode ter o mesmo efeito que uma atividade projetada para reduzir a ansiedade, e pesquisas mostram que a água de coco pode ter um efeito antidepressivo.

Nozes

Você pode adicicioná-las às suas sobremesas ou comer um punhado delas depois de atividades físicas, as nozes são alimentos maravilhosos que comprovadamente são transformadores para a saúde física e mental. Além de melhorar a função cerebral, amêndoas e nozes são alimentos que aumentam a energia e são uma ótima opção de lanche entre as refeições. Os pistaches, da mesma forma, melhoram a função do cérebro e dos olhos e são uma bênção para a saúde do cabelo e da pele. O amendoim também é uma ótima opção de lanche e uma potência nutricional, com 17 gramas de proteína em cada meia xícara (73 gramas).

⋅ ⋅ ⋅

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM