Saúde e Bem-estar

É seguro praticar corrida na gravidez? Especialistas respondem

Tudo o que você precisa saber sobre correr durante a gravidez

Especialistas respondem se é seguro praticar corrida durante a gravidez (Foto: Reprodução)

Se a ideia de passar a gravidez deitada no sofá te enche de pavor, saiba você não está sozinha. Enquanto muitas mulheres grávidas se sentem confortáveis em descansar antes da chegada do bebê – e muitas vezes tendo que fazê-lo por razões médicas, como pré-eclâmpsia – outras preferem se manter ativas durante a gravidez, incluindo celebridades como Kate Hudson e Miranda Kerr.

ANÚNCIO

Obviamente, alguns exercícios estão fora dos limites durante a gestação (como HIIT ou kickboxing), mas outros ainda despertam dúvidas sobre sua segurança. Para esclarecer esses questionamentos, a Cosmopolitan (em inglês), conversou com especialistas sobre correr durante a gravidez (mas lembre-se, se você tiver alguma dúvida nesse período, é sempre melhor conversar com seu médico de confiança).

Leia mais: É assim que funciona uma episiotomia durante o parto

Pode correr durante a gravidez (e é seguro correr durante a gravidez)?

“Sim, é seguro para as mulheres correr durante a gravidez”, comenta a médica Deborah Lee, do site Dr. Fox Online Pharmacy, ressaltando que em 2019 o governo dos Estados Unidos produziu diretrizes baseadas em evidências exatamente sobre isso. “A única ressalva é que a quantidade de exercício realizada na gravidez deve estar de acordo com a quantidade de exercício normal para a mulher [ou futura mãe] antes de engravidar”.

Rachel Cullen, personal trainer e embaixadora da Polar, concorda. “É importante aprender sobre as mudanças físicas e emocionais para que você possa tomar uma decisão totalmente informada sobre o treinamento durante a gravidez com base no que é certo para você”, explica ela.

Quanto exercício você deve fazer durante a gravidez?

Entrando em detalhes sobre exatamente quanto exercício é aconselhável durante a gravidez, a Dra. Lee acrescenta: “Assim como para as mulheres não grávidas, a recomendação é que as mulheres grávidas façam 150 minutos por semana de exercícios aeróbicos de intensidade moderada, forma de exercício que acelera o coração e a respiração, faz você se sentir um pouco quente e suada - incluindo correr.”

Além da corrida, outros exercícios aeróbicos incluem caminhada rápida, natação, ciclismo e dança. Dra Lee também recomenda que exercícios de fortalecimento muscular sejam feitos duas vezes por semana – por exemplo, agachamentos e levantamento de peso suave. “Exercitar-se durante a gravidez tem inúmeros benefícios para a saúde”, acrescenta ela. “Isso inclui a redução do risco de pressão alta na gravidez, melhora do condicionamento cardíaco e pulmonar, redução do ganho excessivo de peso no feto e menor risco de diabetes gestacional”.

ANÚNCIO

Além disso, Dra. Lee ressalta que “as mulheres que se exercitam regularmente durante a gravidez têm um trabalho de parto mais curto e um risco reduzido de complicações”.

Existe algum perigo para o seu bebê se você correr durante a gravidez?

“Você não precisa se preocupar que o bebê seja prejudicado pela corrida”, diz a Dra. Lee. “O bebê é encasulado no saco gestacional e sustentado por muito líquido amniótico. Eles provavelmente vão até gostar da sensação rítmica.”

Abordando as preocupações de que correr durante a gravidez pode resultar em aborto espontâneo, Dra. Lee enfatiza que: “Correr durante a gravidez não demonstrou causar aborto ou parto prematuro”. No entanto, ela enfatiza que, se você já corre o risco de parto prematuro, é melhor discutir isso com seu obstetra.

“Existem algumas situações em que correr pode ser um problema”, acrescenta a especialista. “Isso inclui condições médicas em que a mãe sofre de uma doença cardíaca ou pulmonar, após um diagnóstico de pré-eclâmpsia, em mulheres grávidas de trigêmeos (ou mais bebês) e quando ocorre descolamento de placenta”. Neste caso, procure o conselho de sua equipe médica antes de mais nada.

Leia mais: Não sabia que estava grávida? Entenda o que é a gravidez silenciosa

Como correr durante a gravidez com segurança

Se você decidir correr durante a gravidez (e seu obstetra lhe deu a permissão para fazê-lo), Dra. Lee aconselha a tomar as precauções necessárias para garantir a segurança – e conforto – tanto de você quanto do seu bebê. Isso inclui:

  • Correr em terreno firme, sempre que possível, para evitar choques desnecessários e minimizar o risco de tropeçar ou cair. Isso também será melhor para suas articulações, pois os músculos e ligamentos amolecem na gravidez;
  • Usar tênis de corrida adequado com sola acolchoada;
  • Usar top de corrida com boa sustentação;
  • Garantir que você mantenha uma boa técnica de corrida;
  • Manter-se hidratada com bastante água;
  • Não se deixar superaquecer por longos períodos de tempo;
  • Garantir que você não corra com a bexiga cheia ou segure um xixi enquanto estiver correndo.

Quanto a quando parar de correr, a médica sugere ouvir seu corpo. “À medida que a gravidez avança, você achará cada vez mais difícil correr, então não se esforce ao limite”, diz ela. “Correr será mais difícil no terceiro trimestre - a partir da semana 27. Você pode querer fazer uma pausa em algum momento durante esse período e começar de novo depois que o bebê nascer, mas depende de você por quanto tempo você sente que pode continuar. .”

“É importante ser flexível”, acrescenta Cullen. “Tome seu tempo para decidir como você se sente à medida que seu corpo muda e para fazer quaisquer adaptações à sua rotina de treinamento, conforme necessário.”

Em última análise, ela ressalta: “Cada mulher - e cada gravidez - é diferente. Você conhece seu próprio corpo e o que parece certo nos vários estágios da gravidez. Somos todas diferentes”.

⋅ ⋅ ⋅

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

⋅ ⋅ ⋅

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias