As cortinas blackout parecem a solução perfeita para quem mora em uma casa ou em um apartamento que fica grande parte do dia diretamente exposto ao sol. Afinal de contas, graças à sua tecnologia, elas bloqueiam a entrada de luz e diminuem a intensidade do calor no imóvel.
ANÚNCIO
Mas, como não são fabricadas com tecidos tradicionais (diferentemente das comuns), as cortinas blackout exigem um método de manutenção diferente. Ao contrário do que muita gente imagina, elas não são adequadas para a máquina de lavar.
Cortinas blackout de PVC
No caso dos modelos fabricados com PVC, você deve limpar apenas com um pano macio e úmido. Isso deveria ser suficiente para remover a sujeira. Se necessário, você pode usar outro pano — também úmido, mas desta vez com um pouco de detergente diluído — para limpá-la. A dica é da fabricante de tecidos Direct Fabrics (em inglês).
· · ·
Se você está curtindo este texto, é provável que também se interesse por: “Passar roupa: 4 truques para esticar suas peças sem usar um ferro”
· · ·
Cortinas blackout de tecido
Já as cortinas blackouts feitas com tecido devem passar por outro processo de manutenção. Segundo o portal Quickfit Blind and Curtains (em inglês), em primeiro lugar, é preciso remover a cortina das barras e aspirar a sua superfície com cuidado. Esse passo é importante para remover a poeira acumulada.
ANÚNCIO
Em seguida, estique bem o tecido e cubra com água morna e detergente. Deixe agir por 30 minutos. Depois desse intervalo, lave-a com bastante água e deixa-a secar naturalmente, à sombra e bem estirada. Caso você encontre manchas que ainda ficaram na cortina blackout, você pode esfregá-las com um pano com sabão neutro diluído.
· · ·
Siga e compartilhe
Siga a NOVA MULHER nas redes sociais para ter acesso a conteúdos exclusivos: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook. Aproveite e compartilhe os nossos textos. O seu apoio ajuda a manter este site totalmente gratuito.