Estilo de Vida

Dinheiro compra felicidade, sim; ao menos é isso o que diz estudo científico

Ter recursos para gastar com despesas próprias pode levar à maior tranquilidade a longo prazo

Mulher segurando um “leque de dinheiro”

De acordo com um estudo (em inglês) encontrado na publicação oficial da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, doar dinheiro leva à felicidade — mas depois de um mês, o efeito passa.

Depois de entrevistar quase 300 estudantes alemães, os autores da pesquisa, Armin Falk e Thomas Graeber escreveram: “o comportamento pró-social não aumenta inequivocamente a felicidade, porque os gastos pró-sociais naturalmente requerem abrir mão de outra coisa, o que pode diminuir a felicidade por si só”.

⋅ ⋅ ⋅

Recomendados

Leia também

⋅ ⋅ ⋅

Durante a investigação, os participantes tiveram que escolher entre duas loterias: para receber 100 euros (mais de R$ 650) ou para doar 350 euros (mais de R$ 2,3 mil) e salvar uma vida.

Cerca de 60% dos alunos optaram pela doação e se declararam satisfeitos, mas isso não durou muito. Por outro lado, quem recebeu os 100 euros para despesas próprias se mostrou mais feliz a longo prazo.

Porém, quem doou o dinheiro também registrou uma redução na pressão arterial — o que é ótimo para a saúde do coração.

⋅ ⋅ ⋅

Apoie

Compartilhe os textos da NOVA MULHER através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho dos nossos redatores, e o seu apoio ajuda a manter este site gratuito.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM