Entretenimento

Lula ou Bolsonaro? Em quem você acha que os personagens de ‘Pantanal’ votariam?

Por aqui já fizemos as nossas apostas

Quem acompanha a novela ‘Pantanal’ já percebeu o tom político de muitas falas dos personagens. Seja para falar sobre os direitos das mulheres, para conscientizar contra o machismo e a homofobia ou sobre o papel da indústria do agro no Brasil, uma coisa é certa, os personagens não estão alheios à política, apesar de viverem isolados em uma fazenda.

Mas com as eleições presidenciais se aproximando e o debate cada dia mais acalorado, fica a pergunta: em quem os personagens de ‘Pantanal’ votariam para o cargo máximo do poder executivo do país?

· · ·

Recomendados

Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por:Assim era o Brasil quando ‘Pantanal’ foi ao ar pela primeira vez

· · ·

Jove: Lula

Este talvez seja um dos mais fáceis de identificar. Sendo até muitas vezes chamado de “esquerdomacho” do horário nobre, Jove mostra ser uma pessoa bastante politizada. No início da trama, ele se dizia vegetariano por não concordar com a maneira com o que o agronegócio e a pecuária atuavam no país (áreas onde o bolsonarismo é bastante forte). Fora isso, ele tem sempre um discurso sobre amor livre e “encontrar o seu lugar no mundo” pronto na ponta da língua.

Irma: Bolsonaro

Talvez ela optasse, na verdade, é pela chamada “terceira via”, com um discurso mais ponderado, mas com muito conservadorismo disfarçado, Irma acabaria votando no candidato da direita pela manutenção da família e dos bons costumes.

Mariana: Bolsonaro

Mariana Novaes (ou a Vela do Rio - de Janeiro), sempre preocupada com a preservação de seu sobrenome e fortuna, com certeza se preocupa com a taxação das grandes fortunas e, por isso e muitos outros motivos, votaria no capitão.

José Lucas: Bolsonaro

Quem teve o privilégio de acompanhar o episódio em que José Lucas e Jove discutem sobre política e projetos de lei que afetariam o agronegócio, não teve duvida. Zé Luca é 17! Como ele mesmo diz, ele é o famoso come quieto, faz tudo no sigilo. Mesmo nascido e criado em uma família pobre, Zé Luca também certamente votaria em Bolsonaro e não podemos esquecer que ele era caminhoneiro.

José Leôncio: Lula

Pode não parecer e, apesar de ser uma pessoa claramente homofóbica, podemos dizer que Zé Leôncio é aquele tio da esquerda antiga que ainda não aprendeu a reconhecer seus privilégios e desconstruir certos preconceitos.

Mas vale lembrar que ele deixou que Maria Marruá e Gil vivessem (ocupassem) suas terras sem nunca cobrar nada ou tentar expulsá-los. Ele até deu alguns bois para o sustento de Maria depois da morte de Gil. Fora isso, ele defende a preservação do bioma do Pantanal, sendo contra a exploração injustificada de seus recursos em prol do lucro e é contra o garimpo.

Tenório: Bolsonaro

Esse também não precisamos pensar muito para saber qual é a sua preferência eleitoral. Grileiro, investigado pela Polícia Federal, machista e sempre tentando se dar bem em qualquer situação, Tenório vota em Bolsonaro sem a menor sombra de dúvidas. Ele até usa um broche com a bandeira do Brasil, símbolo que costuma ser associado aos eleitores do presidente.

Maria Bruaca: Bolsonaro

Sendo Maria uma mulher que passou toda a sua vida submissa ao marido, ela provavelmente votaria em Bolsonaro também. No entanto, mesmo sendo mais ligada aos costumes conservadores, depois de descobrir a traição de Tenório, ela tem questionado alguns comportamentos. Será que ela pode mudar de ideia?

Guta: Lula

A filha de Maria e Tenório, com certeza é Lula. A jovem é uma personagem abertamente feminista, que afirma a todo momentos que tem os mesmos direitos que qualquer homem e que é livre para fazer o que bem entende. Além disso, está sempre pronta para um debate questionador sobre os papéis de gênero na sociedade.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM