Entretenimento

Assim era o Brasil quando ‘Pantanal’ foi ao ar pela primeira vez

A primeira versão da novela de Benedito Ruy Barbosa estreou na TV Manchete em março de 1990

Sempre que falamos do remake da novela ‘Pantanal’, muitas comparações são feitas com a sua primeira versão, que foi ao transmitida pela extinta TV Manchete de março a dezembro de 1990.

Muitos eventos importantes aconteceram naquele ano enquanto o público acompanhava a história de amor entre Juma e Jove. A novela, inclusive, foi um sucesso de audiência, sendo reprisada várias vezes pela emissora e depois também pelo SBT, que comprou seus direitos de exibição.

Mas como era o Brasil há 32 anos? O país saia de um período de ditadura militar, a moeda nacional passava por uma transição e outros acontecimentos marcantes marcou a história do Brasil.

· · ·

Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por:Pantanal: após primeira noite de amor com Juma, Jove quebra promessa que fez ao pai

· · ·

Presidência

Depois de um período de 20 anos de regime militar no Brasil, em 1990, o país elegia seu primeiro presidente pelo voto popular. Fernando Collor de Melo foi assumiu a presidência em março de 1990. Seu mandato foi marcado pelo Plano Collor, que confiscou a poupança dos brasileiros e deu início ao movimento social ‘Caras Pintadas’. Collor sofre impeachment em 1992.

Moeda nacional

Naquele ano, o Brasil deixaria de usar o Cruzado Novo e passaria a usar o Cruzeiro como moeda oficial e que seria substituída, em 1994, pelo Real que usamos até hoje.

Inflação

Outro evento que marcou a vida dos brasileiros naquela época foi a alta da inflação. A hiperinflação no Brasil ocorreu nos três primeiros meses de 1990. Em março, a taxa mensal chegou a 81,3%, o que criou na população, o hábito de estocar alimentos.

Conquistas no esporte

Naquele ano, o piloto de Fórmula 1, Ayrton Sena conquistou o seu segundo campeonato mundial.

No futebol, o Corinthians foi campeão brasileiro pela primeira vez.

Ainda no futebol, em jogo contra a Argentina, o Brasil foi eliminado das oitavas de final da Copa do Mundo, na Itália.

Música

O cantor Cazuza faleceu no dia 7 de junho daquele ano, deixando uma legião de fãs em todo o país após lutar por alguns anos de doenças em decorrência da AIDS.

O estilo musical - e de vida - grunge fazia sucesso entre o público mais jovem, com bandas como Nirvana e Pearl Jam marcando uma geração.

Moda

Calças mais largas estilo mom jeans, xadrez e os slip dress não saíam dos guarda-roupas naquela época.

Tecnologia

O primeiro celular chegava ao Brasil naquele ano. Por seu tamanho avantajado, foi apelidado de “tijolão”.

Na TV

No dia 2 de outubro de 1990, a MTV fazia a sua primeira exibição no Brasil.

No mundo

Em 1990 acontecia a reunificação da Alemanha depois da queda do Muro de Berlim, em novembro 1989.

O ano foi marcado ainda pelo início da Guerra do Golfo, quando o Iraque de Sadaam Hussein invadiu Kuwait em agosto. O conflito fez disparar o preço do petróleo.

Após 27 anos de prisão, o líder sul-africano, Nelson Mandela, foi solto no dia 11 de fevereiro.

Em 1990, a rainha Elizabeth II já tinha 38 anos de reinado.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM