A cobrança sobre o corpo da mulher é algo que nos acompanha desde que o mundo é mundo. Ou é porque estamos muito gordas, ou muito magras, porque os seios são pequenos, porque são grandes demais.
ANÚNCIO
E as redes sociais só fizeram com que essas cobranças e comparações aumentassem ainda mais. Procedimentos estéticos não param de pipocar nas nossas time lines e corpos sarados de influenciadores estão sempre ali para nos lembrar que nunca vamos alcançar esse padrão construído no mundo virtual.
Mas se por um lado a sociedade e a indústria nos cobra uma certa aparência de nossos corpos, felizmente, existem as mulheres reais que nos lembrar também e alertar sobre como é importante aceitarmos nossos atributos físicos e termos corpos livres.
Leia mais: Body positive: 3 motivos para não comentar sobre os corpos alheios — nem mesmo de forma positiva
A luta contra o body shaming chegou às famosas e personalidades como Preta Gil, Jojo Todynho e Lizzo trazem para as suas redes sociais a imagem real de mulheres com corpos fora do “padrão”. Separamos sete perfis que você deveria seguir para ter uma imagem mais próxima do mundo real em seu Instagram.
Gabourey Sidibe
A atriz deu uma declaração importante durante uma entrevista. Na ocasião, Gabourey disse: “Sou plus size, tenho pele escura e sou 100% bonita, mas ainda assim recebo muitas críticas. ‘Ah, você deveria perder peso.’ E agora que perdi peso – o que fiz por motivos de saúde –, escuto: ‘Você parece bem, mas não perca muito peso porque seu rosto está começando a afundar.’”
Kourtney Kardashian
Apesar de ser considerada uma pessoa magra, Kourtney é uma celebridade que passa muito tempo rebatendo pessoas que exigem saber se ela está grávida. Em agosto de 2021, Kourtney respondeu a um comentário que dizia “ELA ESTÁ GRÁVIDA” escrevendo: “Sou uma mulher com CORPO.”
ANÚNCIO
Preta Gil
Em 2020, a artista publicou em suas redes sociais uma foto de biquíni e, entre muitos elogios, algumas críticas bizarras chamaram atenção. Em entrevista, Preta deu aquela resposta pra quem perde tempo praticando body shaming com ela: “Eu já sofri muito com isso, mas eu me libertei a tempo de ser feliz. Eu tento ser eu. E se meu lifestyle inspira mulheres a se libertarem, fico contente. Porque, em primeiro lugar, estou honrando a minha vida. Tenho 44 anos, sou gorda, tenho estria, celulite. Vou fazer o que? Me trancar dentro de casa? Não. Vou ser feliz, tenho esse direito!”
Adele
A cantora britânica retornou ao mundo da música em 2021 e surpreendeu a todos com sua perda de peso. Na época ela uma entrevista para a revista Vogue em que falou sobre a obsessão do público com o seu corpo: “As pessoas falam sobre meu corpo há 12 anos. Eles costumavam falar sobre isso antes de eu perder peso. Mas, sim, tanto faz, eu não me importo. Você não precisa estar acima do peso para ter um corpo positivo, você pode ter qualquer forma ou tamanho.”
Jojo Todynho
Jojo Todynho é constantemente atacada nas redes sociais por conta de seu corpo, mas a cantora não deixa barato para os haters. Certa vez, em umpost, ela soltou: “Teu julgamento não me define, só revela o seu recalque. Só porque sou gorda não posso ser feliz?”
Lizzo
Um dos principais nomes da música dessa geração, Lizzo também não passa ilesa dos maldosos que se escondem na internet. Certa vez, haters inventaram que ela havia matado alguém depois de pular do palco. A cantora respondeu no TiKTok: “Então, eu vi muitas coisas irritantes sobre mim na internet, mas o que mais me incomoda é esse boato de que eu mergulhei em um show e matei alguém. Tipo, esse boato é uma mentira, antes de tudo. Eu nunca mergulhei no palco na minha vida e, porra, como assim matei alguém? Vocês realmente vão colocar isso no meu nome? Eu sei que sou grande, mas, cara, eu não sou tão grande assim.”
Mariana Xavier
A atriz Mariana Xavier falou sobre a pressão que sofre nas redes sociais para emagrecer. “Já há alguns anos eu sou uma mulher gorda. Nada de fofinha, fortinha. Não precisa de eufemismo porque gorda não é palavrão, é só uma característica que me descreve, mas não me define. Eu me alimento de forma equilibrada, me exercito com regularidade, durmo bem, tenho energia para executar minhas tarefas, gosto do que vejo no espelho e meus exames estão todos bons. Ainda assim, de vez em quando tem alguma criatura saindo do bueiro pra dizer que eu tenho que emagrecer pela saúde”.
⋅ ⋅ ⋅
Leia mais textos da NOVA MULHER
Body positive: 3 lições de amor-próprio que aprendemos com as famosas
Body positive: mulheres se cobrem de glitter e exibem o corpo de maneira impressionante
⋅ ⋅ ⋅
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.