Entretenimento

Artistas negras postam fotos com seus cabelos naturais para demostrar solidariedade ao João do BBB 21

O participante João do BBB 21 foi alvo de comentário racista por seu cabelo e artistas negras demostram solidariedade

João do BBB 21

Há alguns dias, o cantor Rodolfo do BBB 21 comparou o cabelo do professor João com os homens das cavernas. O comentário, aparentemente inocente, para quem fala pode gerar gatilhos emocionais para quem escuta. Foi justamente isso que João quis explicar para o cantor durante o Jogo da Discórdia da última segunda-feira (5).

O comentário gerou muita repercussão na Internet, pois se trata de uma atitude racista. É comum que muitas pessoas acreditam que o racismo seja algo explicito. Contudo, mini agressões ocorrem cotidianamente e zombar do cabelo afro é uma delas.

Vale ainda lembrar que zombar das características físicas de uma pessoa negra é racismo que pode levar a 5 anos de reclusão pela Lei do Crime Racial – Lei 7716/8.

Recomendados

Por muitas décadas, pessoas negras alisavam seu cabelo para não ter que enfrentar essas agressões. Contudo, muitas delas entendem que deixar o cabelo natural é uma maneira de valorizar suas raízes.

“Durante os anos 1960, os negros que trabalhavam ativamente para criticar, desafiar e alterar o racismo branco, sinalavam a obsessão dos negros com o cabelo liso como um reflexo da mentalidade colonizada. Foi nesse momento em que os penteados afros, principalmente o black, entraram na moda como um símbolo de resistência cultural à opressão racista e fora considerado uma celebração da condição de negro(a)”, explica Bell Hooks em seu artigo para o portal Geledes.

Sabendo de todo esse contexto, diversas artistas brasileiras decidiram prestar solidariedade ao João do BBB.

Confira algumas delas:

Tia Má

Eu fui a nega do cabelo duro que não gosta de pentear...e sei o quanto eu chorei várias vezes por conta disso. Se hoje,...

Posted by Tia Má on Tuesday, April 6, 2021

Taís Araújo

Ludmilla

Brunna Gonçalves

Majú Coutinho

Elza Soares

Zéze Motta

LEIA TAMBÉM

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM