Entretenimento

BBB21: Internautas questionam se a Pocah é negra e a Tia Má compartilha a melhor resposta

O BBB 21 é a edição do programa com maior número de pessoas negras. O fato foi comemorado por muitos internautas. No entanto, uma questão gerou polêmica: os internautas estão se perguntando se a Pocah é negra.

A humorista e influencer Tia Má, diante disso, compartilhou um post com a melhore resposta possível sobre o assunto. Ela explicou que o Brasil ainda precisa discutir sobre colorismo.

Recomendados

“Enquanto nos EUA basta vc ter uma gota de sangue negro, para ser considerado negro, aqui no Brasil isso tem muito mais relação com o fenótipo que vc carrega”. Ela ainda destacou que por aqui “quanto mais escura q sua pele, seus traços forem negroides e seus cabelos crespos, mas será alvo de discriminação”.

 

Sobre Pocah. Tia Má foi enfática: “O critério de auto declaração foi uma conquista dos movimentos negros. É importante saber como as pessoas se reconhecem e se identificam. Entendam que pessoas pretas mais claras serão mais aceitas, ou menos discriminadas, mas fica nítido que é fundamental saber de onde vem essa dúvida da sua condição racial”, comenta.

Ela ainda continua: “A mobilidade social faz muita gente “embranquecer” e sim, por muito tempo era preciso negar seus traços negroides para ser aceito em determinados espaços. Dito isso, saliento que não posso definir a negritude de ninguém, mas a gente sabe que a consciência e o pertencimento racial é um processo e que algumas pessoas levam mais tempo que outras! Quem sabe se é preta ou não é a própria @pocah”.

 

LEIA TAMBÉM

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM