BBB21: Internautas questionam se a Pocah é negra e a Tia Má compartilha a melhor resposta

Siga

Nova Mulher
Crédito: Reprodução - Hugo Gloss

O BBB 21 é a edição do programa com maior número de pessoas negras. O fato foi comemorado por muitos internautas. No entanto, uma questão gerou polêmica: os internautas estão se perguntando se a Pocah é negra.

A humorista e influencer Tia Má, diante disso, compartilhou um post com a melhore resposta possível sobre o assunto. Ela explicou que o Brasil ainda precisa discutir sobre colorismo.

“Enquanto nos EUA basta vc ter uma gota de sangue negro, para ser considerado negro, aqui no Brasil isso tem muito mais relação com o fenótipo que vc carrega”. Ela ainda destacou que por aqui “quanto mais escura q sua pele, seus traços forem negroides e seus cabelos crespos, mas será alvo de discriminação”.

 

Sobre Pocah. Tia Má foi enfática: “O critério de auto declaração foi uma conquista dos movimentos negros. É importante saber como as pessoas se reconhecem e se identificam. Entendam que pessoas pretas mais claras serão mais aceitas, ou menos discriminadas, mas fica nítido que é fundamental saber de onde vem essa dúvida da sua condição racial”, comenta.

Ela ainda continua: “A mobilidade social faz muita gente “embranquecer” e sim, por muito tempo era preciso negar seus traços negroides para ser aceito em determinados espaços. Dito isso, saliento que não posso definir a negritude de ninguém, mas a gente sabe que a consciência e o pertencimento racial é um processo e que algumas pessoas levam mais tempo que outras! Quem sabe se é preta ou não é a própria @pocah”.

 

LEIA TAMBÉM