Beleza

As recomendações de um dermatologista com as dicas que melhor funcionam para quem tem mais 40 anos

Aqui está um resumo das lições para o cabelo e pele para transformar em um hábitos diários

As recomendações de um dermatologista com as dicas que melhor funcionam para quem tem mais 40 anos

Todos os dias vemos uma série de dicas, truques e tratamentos para a beleza circulando pela internet. Algumas são ótimas e realmente funcionam, outras nos fazem apenas perder tempo e dinheiro.

No time daqueles que podemos ouvir e confiar, está o dermatologista Pedro Jaén, Autor do livro “Una piel para toda la vida” (Uma pele para toda a vida, em tradução livre). Em suas páginas ele conta muitas dicas, mas essas 7 recomendações são as que funcionam melhor para pessoas acima dos 40 anos, quando é para cuidar da pele e do cabelo.

As informações são da Vogue Espanha:

Recomendados

1. Menos é mais

Não é necessário fazer rotinas extensas para ter uma pele bem cuidada. Na verdade, reduzir o número de etapas garante que elas sejam cumpridas (e bem realizadas). O dr. Jaén conta em seu livro: “Uma das coisas que mais surpreende nossos pacientes nas consultas é a simplicidade dos hábitos que propomos e os poucos produtos que prescrevemos”, diz ele.

E ele ainda alerta: cuidar da pele não precisa ser caro. “Os princípios ativos e orientações mais eficazes para cuidar da derme dependem mais da perseverança e da consciência de colocá-los em prática todos os dias do que de gastar muito dinheiro”, completa.

2. Protetor solar nas estrias

Em um dos capítulos do livro, o médico explica como a gravidez afeta a pele e confirma que as estrias são difíceis de evitar, embora possam ser evitadas de serem muito pronunciadas com cremes com gotu kola, vitamina E e ácido hialurônico.

E um detalhe curioso: as estrias avermelhadas são estrias recentes e “podem ser totalmente resolvidas com relativa facilidade se tratadas a tempo”. E uma forma de fazer isso é usar protetor solar, já que as estrias, diz Jaén, tendem a hiper pigmentar quando expostas ao sol.

3. Vitamina C sempre

Usar um soro de vitamina C todas as manhãs pode ser seu grande aliado depois dos 40 anos. Embora devesse ser ainda mais cedo porque, como diz o médico, a partir dos 30, usar um escudo antioxidante todas as manhãs para combater os radicais livres é muito necessário.

“A partir desta idade, os antioxidantes são essenciais para manter a pele hidratada, macia e elástica.” Embora existam outros tipos de antioxidantes, o médico confirma que os soros com vitamina C pura são os mais eficazes, usados todas as manhãs antes de um bom protetor solar.

4. Sua recomendação para sintetizar a vitamina D

A carência de vitamina D é um facto generalizado em todo o mundo. E embora existam certos maus hábitos alimentares que afetam essa falta, a realidade é que o pouco tempo que passamos ao ar livre tem influência nisso.

Pedro Jaén confirma que a radiação ultravioleta tipo B é adequada para sintetizar esta vitamina e recomenda usar proteção solar todo o ano sem desculpa e repetir este truque para sintetizar a quantidade diária necessária: expor-se ao sol sem proteção nos braços ou pernas durante 15-20 minutos diários. “Podemos até fazer isso estando perto de uma janela, porque nos expor ao sol não quer que queimemos sob o sol.”

5. Não use protetor solar velho

A maior recomendação de todos os dermatologistas do mundo, é usar protetor solar todos os dias, principalmente nas áreas mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e colo. Mas é importante se atentar ao tempo de uso das embalagens.

“O normal é que o tempo tenha oxidado os ingredientes, transformando o produto em um creme sem efeito protetor”, explica. É por isso que, o protetor de rosto, que você usa com mais frequência, pode usar até acabar, mas os de corpo, jogue fora e compre um novo no próximo verão.

6. Cortar as pontas não faz o cabelo crescer mais saudável

Muita gente cresceu ouvindo que “corta as pontas para o cabelo crescer mais rápido e melhor”. No entanto, o médico confirma que a limpeza das pontas do cabelo tem efeito apenas cosmético e não fará o cabelo crescer mais rápido ou em maior quantidade. “Cortar as pontas não aumenta a densidade do cabelo”, conclui.

7. Shampp com sulfato não precisam ser prejudiciais

Ao falar dos mitos relacionados aos cabelos, o médico cita o “pânico” das pessoas em relação ao lauril sulfato de sódio, presente na maioria dos produtos de higiene pessoal.

No entanto, sua função parece simples. “Ele é responsável por engrossar o elemento líquido para que possa ser manuseado e espalhado facilmente e, além disso, é responsável pela formação de espuma em shampoos, géis de banho e cremes dentais”.

Ele também fala a respeito da lavagem diária dos cabelos: pode ser feita se necessário ou simplesmente se você quiser, desde que use um xampu adequado. Palavra do dermatologista.

· · ·

+ BELEZA:

Olheiras: esta é a dica definitiva para amenizar as manchas escuras nos olhos

Carnaval 2023: como fazer a make durar o dia todo no bloquinho

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM