Beleza

Olheiras: esta é a dica definitiva para amenizar as manchas escuras nos olhos

Se as suas olheiras são algo que te incomodam, aqui temos as dicas perfeitas para amenizá-las

Olheiras: esta é a dica definitiva para amenizar as manchas escuras nos olhos

As olheiras são uma preocupação cosmética comum que afeta muitas pessoas. Geralmente não é um problema sério que requeira intervenção médica, mas maioria das pessoas não gosta de olheiras porque as faz parecer cansadas e envelhecidas.

Muitas vezes, não é um problema permanente e pode ser corrigido adotando um estilo de vida saudável, usando métodos de tratamento caseiros ou obtendo ajuda de um profissional médico.

As olheiras estão presentes na pele delicada logo abaixo dos olhos. A pele descolorida na área pode aparecer azul, roxa, marrom ou preta. Também pode ser acompanhada de inchaço e pele enrugada. Muitas vezes as olheiras se devem a fatores genéticos também.

Recomendados

Causas de olheiras sob os olhos

As olheiras são causadas pela genética, envelhecimento, problemas médicos e más escolhas de estilo de vida. Você não pode mudar sua genética; portanto, se ela estiver presente em sua família, provavelmente você também as terá.

Você pode estar propenso a desenvolver pele fina na área ou excesso de pigmentação da pele. Não há nada que você possa fazer para prevenir as olheiras causadas pela genética, mas existem tratamentos que podem ajudar.

Condições médicas podem causar olheiras?

Sim, algumas condições médicas causam olheiras. Se forem tratadas de forma rápida e adequada, as olheiras podem diminuir ou desaparecer. Estes incluem alergias sazonais, condições da tireoide, anemia e dermatite, como eczema:

  • Alergias. As alergias são causadas pela liberação de histamina. Essas histaminas causam dilatação dos vasos sanguíneos, tornam-se mais aparentes sob a pele e levam ao escurecimento da pele sob os olhos. Isso é agravado pela coceira, que causa fricção. A fricção da fricção constante da pele também escurecerá a pele.
  • Anemia ferropriva. A anemia por deficiência de ferro resulta na falta de glóbulos vermelhos, o que torna a pele mais pálida. A pele mais pálida tornará os vasos sob a pele mais aparentes e fará com que a pele da área pareça mais escura.
  • Condições da pele. Certas condições da pele, como eczema ou dermatite de contato, podem causar escurecimento da pele devido à inflamação na área causada pela erupção cutânea e fricção crônica da pele com coceira.
  • Efeitos colaterais de medicamentos. Alguns medicamentos, como colírios para glaucoma, podem escurecer a pele sob os olhos.

Impacto do estilo de vida nas olheiras

Escolhas de estilo de vida ruins que causam olheiras sob os olhos podem ser corrigidas facilmente para reverter essas alterações na pele. Eles incluem falta de sono, desidratação, exposição ao sol, tabagismo e uso excessivo de álcool:

  • Falta de sono. A falta de uma quantidade adequada de sono perturba a circulação sanguínea. Isso leva ao acúmulo de sangue na área, o que dilata os vasos sanguíneos, os torna mais visíveis e escurece a pele da área. Também pode fazer com que a área pareça inchada e inchada.
  • Desidratação. A falta de ingestão diária adequada de água fará com que a área sob os olhos pareça encovada e os vasos fiquem mais visíveis. Isso dá à pele uma aparência escura.
  • Exposição ao sol. O sol provoca a produção de melanina, que vai escurecer a pele sob os olhos.
  • Fumar. Fumar destrói o colágeno, o que torna a pele sob os olhos mais fina e os vasos mais aparentes.
  • Álcool. A ingestão excessiva de álcool desidrata a pele, o que torna os vasos sanguíneos mais visíveis.

Maneiras de prevenir olheiras

Se você é geneticamente propenso a desenvolver olheiras, está envelhecendo ou tem certas condições médicas, talvez não consiga evitar a formação de olheiras. Se eles aparecerem devido a escolhas de estilo de vida, você pode evitá-los.

Aqui estão algumas dicas gerais para ajudá-lo a prevenir olheiras sob os olhos:

  • Certifique-se de dormir bastante (7-8 horas por noite).
  • Mantenha-se bem hidratado com água.
  • Evite o fumo e o consumo excessivo de álcool.
  • Aplique um protetor solar FPS 50+ de amplo espectro diariamente.
  • Use óculos de sol com proteção UV.

Como alternativa, adicionar os seguintes produtos/atividades à sua rotina diária pode ajudar a aliviar as olheiras:

  • Saquinhos de chá. Você pode colocar saquinhos de chá sobre os olhos. A cafeína no chá irá contrair os vasos sanguíneos.
  • Cremes para os olhos. A aplicação diária de cremes para os olhos que contenham cafeína, clareadores de pele, retinol e antioxidantes pode ajudar.
  • Hidratar. Hidratantes são uma obrigação para todos. Se você tiver olheiras, selecione um com ingredientes calmantes, como ácido hialurônico, aloe vera ou pepino.
  • Massagem facial. Desarrumar o rosto diariamente aumentará o fluxo sanguíneo e melhorará a circulação.
  • Maquiagem. Embora a maquiagem não conserte a causa raiz, o corretivo pode cobrir as olheiras.

Tratamentos profissionais para olheiras

Se os tratamentos caseiros não estiverem funcionando, é melhor consultar seu dermatologista para tratamentos profissionais, que incluem:

  • Cremes de prescrição. Cremes contendo hidroquinona, ácido azeláico ou retinóides podem remover o pigmento. Os retinóides também podem aumentar a produção de colágeno para engrossar a pele.
  • Produtos de cuidados com a pele de nível médico. Produtos com clareadores de pele, como hidroquinona, ácido kójico, alcaçuz, retinóides, ácido glicólico e vitamina C podem ajudar a remover o pigmento.
  • Peeling. Peelings químicos podem ajudar a remover a pele escura na área. Preenchimentos injetáveis podem preencher a pele fina da área, o que torna os vasos sanguíneos subjacentes menos aparentes.
  • Lasers. A terapia a laser pode reconstruir o colágeno e remover vasos sanguíneos e pigmentos, o que ajudará a melhorar a aparência da pele nessa área.
  • Microagulhamento. O microagulhamento com PRP (plasma rico em plaquetas) ou PRF (fibrina rica em plaquetas) pode ajudar a reconstruir o colágeno na área, tornando a pele mais espessa e os vasos sanguíneos menos aparentes. Pode até remover o pigmento.
  • Cirurgia. Se você tem pele extra enrugada que é escura, a blefaroplastia cirúrgica removerá o excesso de pele escura instantaneamente.

As olheiras, embora não sejam fatais, podem arruinar sua autoconfiança e afetar sua qualidade de vida. Se você os desenvolver, consulte seu médico para determinar a causa. Muitas causas são tratáveis e diminuirão sua aparência. Se não houver causas tratáveis, seu médico poderá ajudá-lo a determinar qual tratamento é melhor para você.

· · ·

+ DICAS DE BELEZA E CUIDADOS:

Esses são os erros de maquiagem que você deve evitar para não parecer mais velha

Vai curtir um bloquinho? Aqui temos as melhores dicas para proteger sua pele e curtir o Carnaval

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM