O Melasma é uma condição que afeta muitas mulheres, principalmente em climas mais quentes ou nas temporadas de calor. Ele é conhecido pelas manchas acastanhadas no rosto, pequenas ou grandes.
ANÚNCIO
As causas do Melasma ainda não são totalmente conhecidas, mas é comum associar a condição à mudanças hormonais e exposição excessiva ao sol. Em uma entrevista ao site Universa, a dermatologista Anna Maria Machado Ganem explica que o Melasma “consiste em um distúrbio caracterizado pelo surgimento de marcas em tom de marrom, simétricas e assintomáticas, que acometem principalmente as regiões das bochechas, acima dos lábios, queixo e testa”.
Se você se identificou com as características, não precisa se desesperar. Apesar de não existir cura, estão disponíveis no mercado produtos e procedimentos que podem ajudar a amenizar as manchas. Além disso, temos algumas dicas de como prevenir o surgimento do distúrbio.
Diagnóstico
De acordo com a dermatologista, o primeiro passo para contornar essa disfunção é o diagnóstico. Só assim o médico dermatologista poderá indicar a melhor solução e os produtos que devem fazer parte da rotina.
Por que o Melasma atinge mais as mulheres?
Sim, as mulheres são as mais afetadas pelo Melasma, sendo entre 80 e 90% das pessoas que apresentam a condição. “Durante a fase reprodutiva, os níveis dos hormônios femininos em circulação aumentam e atuam como fatores que desencadeiam da doença”, relembra Anna.
Tratamento
Em geral, o plano de tratamento inclui a associação de produtos cosméticos e procedimentos em consultório, tais como:
Microagulhamento
ANÚNCIO
Neste tratamento, são utilizadas agulhas minúsculas que criam pequenos orifícios na pele, provocando o estímulo da produção de colágeno. Em geral, é associado à técnica de drug delivery, isto é, aplicação medicamentosa nas pequenas lesões propositalmente causadas durante o protocolo.
Peeling químico
Trata-se da aplicação de ativos cosméticos de alta performance e concentração para provocar a renovação da pele em esfoliações ou danos controlados. É quando o organismo entende que foi atacado e precisa regenerar a região. O resultado varia conforme a substância adotada, mas, em geral, se dá pelo clareamento ou ações antioxidante e anti-inflamatória.
Mesoterapia
Consiste na aplicação de determinadas substâncias por meio de injeções intradérmicas. O objetivo é, novamente, estimular a renovação celular de dentro para fora.
Lasers despigmentantes
Feixes de luz ultrarrápidos atingem as partículas selecionadas por sensibilidade à cor. Eles fragmentam os pigmentos, que depois são eliminados naturalmente pelo Laser específico “quebra” os pigmentos em excesso, que depois são eliminados naturalmente pelo organismo.
Como prevenir e cuidar do Melasma em casa?
Além dos tratamentos clínicos, os cosméticos também são bem-vindos para cuidado em casa. O mais importante deles é o protetor solar — que, no caso de quem sofre com manchas fotossensíveis, deve ser com cor. Os pigmentos da base formam mais uma barreira física na pele, além do filtro químico.
Ele é fundamental para dias ensolarados e passeios ao ar livre, é claro, mas também para realizar as tarefas cotidianas em casa, uma vez que luz visível e a iluminação artificial, como das telas, também funcionam como estimulantes.
Ativos antioxidantes, como a vitamina C, e uniformizadores, como a niacinamida, também ajudam gradativamente a homogeneizar a pele. Você pode sempre contar com um arsenal de ativos para acalmar e reduzir a hiperpigmentação. A ideia é que sejam usados separadamente, exceto no caso dos protetores, e sob orientação médica.
· · ·
+ DICAS DE BELEZA:
Niacinamida: conheça o novo queridinho do skincare para uma pele mais bonita e saudável
Truques de maquiagem para parecer mais jovem se você já passou dos 50
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.