Cabelo

Cabelos mais bonitos: 5 dicas para aproveitar o verão sem danificar os fios

Especialista explica os benefícios da utilização de produtos específicos para manter os cabelos fortes e brilhosos na temporada de praia e piscina

Cabelos mais bonitos: 5 dicas para aproveitar o verão sem danificar os fios

Com a chegada do verão, a gente fica doida por uma praia ou piscina, né? Mas, a estação mais esperada do ano é também conhecida por ser vilã dos cabelos, já que os fios costumam ficar opacos e ressecados por conta do cloro, calor do sol e do sal do mar. Por isso é tão importante adotar alguns cuidados especiais nessa época.

Alex Eduardo, especialista em produtos capilares, CSO e co-fundador da JustForYou, marca de cosméticos personalizados para cabelo no Brasil, separou cinco dicas que podem ajudar nesse momento. Confira:

1- Máscara para hidratação

Mesmo antes de aproveitar a praia ou piscina, a hidratação tem que estar em dia, para fortalecer ainda mais os fios e evitar danos sérios causados por algumas adversidades. Lembrando que cosméticos de hair care personalizados funcionam sempre melhor que os produtos de prateleira, justamente por serem especialmente preparados para o seu tipo de cabelo.

“O fato é que nem todo produto disponível hoje no mercado é feito de forma customizada. Cada pessoa é única, com diferentes tipos de cabelo, personalidade e momento de vida”, explica Eduardo. “Mas voltando a falar da hidratação dos fios, ela é essencial para repor os nutrientes na fibra capilar e também devolver a água perdida em processos naturais e químicos, como poluição, chapinha, secador, descoloração e radiação solar”, completa o especialista.

2- Spray antifrizz

Mais um produto que pode ser feito de maneira personalizada, a JustForYou, por exemplo, utiliza inteligência artificial para criar os produtos específicos para cada cabelo, como o spray antifrizz. Ele se torna item indispensável no verão, seja para blindar os fios da umidade ou do calor, controlar o volume e até mesmo proteger a cor.

“O spray é uma etapa importante do hair care pois atua no interior da fibra capilar, fortalecendo a sua estrutura, o que também causa reflexos no exterior do fio como o alinhamento da superfície cuticular, visual disciplinado e toque macio, além de promover a redução do volume em 15%”, afirma o especialista.

3- Lavar bem os cabelos (e com os produtos certos)

A lavagem dos cabelos não serve, simplesmente, para tirar a sujeira ali presente, mas também para nutrir a sua fibra capilar e preparar os seus fios para os demais produtos de hair care. Por isso a importância de escolher um shampoo e condicionador certo para o seu tipo de cabelo.

“O shampoo proporciona a limpeza dos fios, eliminando a oleosidade em excesso e retirando resíduos de produtos que você utiliza ao longo do dia e que vão se acumulando no couro cabeludo e na haste capilar. Resumidamente, cada fio exige um tipo de cuidado diferente por possuir características próprias e por isso é importante escolher produtos realmente específicos para suas necessidades”, conta. “Aqui vale dizer que cada pessoa possui necessidades específicas para o cuidado dos fios e que no caso produtos personalizados, exclusivos para você, vão ajudar a lavar bem os cabelos e com os ingredientes corretos”, destaca Alex.

4- Leave-in

Depois de passar o dia na praia ou piscina, chegou o momento de curtir as noites do verão, e nada melhor do que um cabelo alinhado, com maciez, brilho e hidratação. Esses são os efeitos proporcionados pelo leave-in, produto que deve ser utilizado após a lavagem do cabelo, como um finalizador.

“O leave-in é exatamente um finalizador de cabelo coringa, para todos os momentos. A aplicação com protetor térmico e solar é uma etapa essencial do hair care personalizado. É ele quem protege os fios de agressores como o sol, poluição e temperatura, além de preparar o cabelo para a finalização, seja com secadores, chapinhas ou outros produtos finalizadores”, afirma Eduardo. “Assim como nas demais etapas dos cuidados com os fios, uma fórmula única e personalizada, que atenda as necessidades de cada pessoa de forma exclusiva, traz resultados ainda melhores”, conta o especialista.

5- Umectação capilar

Após aproveitar aquele dia ensolarado de praia e de vários mergulhos no mar, o cabelo fica exposto ao sal da água, raios solares e à areia, deixando os fios opacos e ressecados. A umectação capilar nada mais é do que uma nutrição para os cabelos feita com óleo vegetal. Ela repõe a oleosidade natural dos fios, mantendo-os com mais vida, hidratados e com muito brilho.

“Com a umectação os cabelos recebem uma reposição de nutrientes, o que os torna mais fortes e saudáveis para enfrentar as adversidades, além de outros benefícios como: diminuir o frizz, reduzir a quebra, dar mais maciez e proporcionar brilho”, conclui Eduardo.

· · ·

+ BELEZA E CABELO:

Os segredos para uma transição capilar que vão deixar seus cachos lindos

Roupas brancas no Réveillon: saiba como cuidar das peças para comemorar a chegada de 2023

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM