Cabelo

Os segredos para uma transição capilar que vão deixar seus cachos lindos

Especialista explica o que fazer e o que não fazer durante esse processo

Os segredos para uma transição capilar que vão deixar seus cachos lindos

Desde a pandemia, a onda de mulheres assumindo seus cachos e fios naturais tomou uma proporção gigantesca. E, apesar de ser um momento de bastante apreensão, cada vez mais mulheres vem superando seus medos e inseguranças para assumir os cachinhos.

Diante disso, a transição capilar passou a ser um dos processos mais presentes na casa das brasileiras, mas apesar de ter um motivo incrível, nem sempre é fácil. Geralmente, quem está fazendo essa mudança, espera crescer os fios até um certo tamanho e então faz o famoso big chop (BC), que corta todas as pontas lisas. As mais radicais raspam bem curtinho o cabelo e deixa com que crescem tudo de novo.

Seja por qual forma escolher, existem muitas dúvidas em torno do assunto e por isso, a Paula Breder, especialista em cachos e fundadora dos fitocosméticos PB, resolveu listar 10 fatos sobre o tema:

Recomendados

Novos hábitos

Segundo a especialista, é importante entender que para cada cabelo existe um cuidado diferente, e isso é essencial para evitar os “choques de realidade”. Afinal, com o alisamento, bastava lavar e secar, se necessário, com os cachos é preciso um momento para defini-los também. Além disso, os produtos são outro fator que irá mudar, uma vez que o tipo do cabelo também mudou. É preciso estar atento às necessidades dos seus novos fios.

A transição começa antes mesmo da sua decisão

Ficou curiosa? Paula explica que a partir do momento que você faz o alisamento, no dia seguinte seu cabelo já está crescendo, ou seja, mesmo antes da sua decisão final, seu cabelo já começou a passar pela transição, sendo um ato natural.

Evite descoloração

A descoloração, de acordo com Paula, traz muitas consequências, como por exemplo, a perda de formato e a sua desidratação, fazendo com que ele fique mais ressecado. A sugestão é esperar a transição acabar para tomar essa decisão, assim, pelo menos já terá conhecido melhor seus fios naturais e está preparada para cuidá-los além da preocupação com a transição, que já dá um certo trabalho.

Produtos antirresíduos não ajudam

Você com certeza já ouviu falar que para ajudar a tirar uma química, como a progressiva, shampoos e cremes antirresíduos são bons, pois aceleram esse processo. Pois é, isso é falso. “Depois que o alisamento penetra os fios, não tem como voltar, já que a estrutura já foi modificada”, explica a especialista.

O que acontece de fato, é que existem produtos mais fortes e mais fracos, ou seja, que têm ações mais pesadas e longas e outras mais leves, porém, a transição ainda será necessária. Basta ter como exemplo a descoloração, depois de clarear os fios, ele não costuma voltar a cor natural magicamente, certo?

Excesso de cremes

Tanto as que começaram a transição, como as cacheadas amam um bom creme para ajudar a cuidar e definir os cachos e tentar dar forma a parte que ainda está lisa. Porém seu uso excessivo pode causar efeito rebote.

Nesse caso, Paula explica que usar esses produtos em excesso, pode causar o Scab Hair, uma disfunção no couro cabeludo que faz com que os fios comecem a nascer sem definição. Por isso, para não gerar um “ciclo vicioso”, o ideal é tomar cuidado com a quantidade de cremes e sempre manter a saúde capilar em dia.

Aprender a finalização ideal

Para o cabelo cacheado ficar com sua forma bem definida, a finalização é essencial, e hoje em dia existem várias formas de fazê-la. Aproveite a transição para já estimular os fios novos com as finalizações e tentar ondular o que está liso, além de melhorar sua autoestima, ainda fará com que descubra seu método favorito, assim, quando fizer o BC já estará acostumada.

Para tirar o liso, precisa cortar

Esse pode ser o passo mais difícil da transição, afinal, nem todas estão acostumadas com o cabelo curtinho e todo cacheado. Mas, para poder tirar a parte lisa, a única maneira de fazer isso é cortando. Paula aproveita para dizer que se você ainda não está preparada para fazer o corte, mas não consegue lidar bem com as duas texturas, existem diversas tranças, penteados e até mesmo acessórios, como lenços, que podem ajudar nesse processo.

Novos produtos são essenciais

Gastar dinheiro com isso vai ser impossível de fugir, afinal, você está mudando o rumo do seu cabelo e ele precisará de cuidados novos, logos produtos destinados a ele. Contudo, é preciso tomar cuidado com os seus excessos e esquecer de tratá-lo, cuidar da saúde capilar é importante para todos, independente do tipo de cabelo.

Não tem como fugir da texturização

Mas antes, o que é texturização? Com a transição você se depara com o seu cabelo em duas partes: liso e cacheado. Logo, a tendência é querer deixar ele uniforme e por isso, busca formas de texturizar, seja com chapinha, escova ou babyliss.

Paula reforça que optar pelo babyliss nas pontas lisas é o melhor, uma vez que inevitavelmente aquela parte será cortada em algum momento e por isso não tem problema em usar fontes de calor nela. Ao contrário da raiz cacheada, pois apesar de não ser definitiva a chapinha e a escova podem alterar seu formato, prejudicando sua transição.

Não tenha pressa e entenda onde quer chegar

Alguns cabelos crescem mais rápido que outros, por isso, nunca se compare com outras mulheres. Cada transição é única e ao pensar em desistir, lembre-se do que a fez começar e entenda que para toda meta há um caminho a ser trilhado, com uma recompensa maravilhosa.

· · ·

+ BELEZA E CABELO:

Cabelo mais saudável e bonito: confira 7 passos para lavar os fios corretamente

Detox capilar: as dicas perfeitas para um cabelo mais saudável no verão

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM