Beleza

Quer dentes mais bonitos e saudáveis? Então evite estes 7 hábitos

Muito além da higienização, os cuidados com os dentes envolvem diversos fatores

Quer dentes mais bonitos e saudáveis? Então evite estes 7 hábitos

Um sorriso bonito e saudável é um dos atributos mais valorizados entre os brasileiros. Mas você sabia os cuidados com os dentes vão muito além da estética? A saúde bucal está diretamente relacionado a outros fatores do nosso bem-estar.

De acordo com uma matéria publicada recentemente pelo portal Terra, a cirurgiã-dentista Marcela O ́Neal, alerta que aproximadamente 36% das mortes ligadas aos problemas cardíacos tem início na saúde bucal.

“Investir no cuidado da saúde bucal contribui com o diagnóstico e a prevenção de problemas como infarto, endocardite bacteriana e acidente vascular cerebral (AVC). Desses, mais de 40% dão os primeiros indícios através de sintomas na boca’', estima a especialista.

Recomendados

Mas para ter dentes sempre saudáveis e bonitos e, assim, evitar outras complicações, não basta apenas estar em dia com a escovação. É imprescindível manter uma boa rotina de cuidados com os dentes. O cirurgião-dentista Anderson Brasil destaca, também ao Terra, sete hábitos que você deve abandonar. Confira:

1) Mastigar e morder objetos

Ter o hábito de mordiscar objetos como tampa de caneta, por exemplo, é bastante prejudicial para a saúde dos dentes.

”O ato de mastigar apenas de um lado é algo que costuma ser involuntário, porém, devemos prestar atenção. A saúde bucal é colocada em risco levando a uma sobrecarga dos dentes, com maior risco de desgaste e dores musculares”, afirma o especialista.

2) Escovar os dentes com muita força

Preste atenção quando for escovar os dentes, e tome cuidado para não aplicar muita força na escova. Isso porque, esse ato, de acordo com Anderson, “pode danificar a gengiva e os dentes, podendo desencadear sensibilidade e ferimentos”.

3) Abrir garrafas e embalagens com os dentes

Nesse caso, o perigo é lesionar a mandíbula ou quebrar algum dente, adverte o cirurgião-dentista.

4) Palitar os dentes

“O uso de palitos pode lesionar a gengiva resultando em uma inflamação ou infecção, além de provocar uma retração gengival levando a uma sensibilidade na área”, alerta o profissional.

5) Manter bebidas ácidas por muito tempo na boca

“Bebidas alcoólicas em excesso provocam ressecamento da mucosa bucal aumentando a suscetibilidade para o desenvolvimento de diversos problemas. Refrigerantes também podem levar a erosão do esmalte dos dentes”, explica. Portanto, é recomendável diminuir o consumo desses produtos.

6) Fazer procedimentos estéticos de maneira inadequada

O especialista destaca que é importante saber que todo tratamento deve ser feito com cautela e com um profissional capacitado para tal procedimento.

7) Fumar

Cessar o tabagismo é fundamental, pois o cigarro “pode desencadear inflamações na gengiva, perda de dentes e até mesmo desenvolver câncer na boca”, finaliza Anderson.

· · ·

+ BELEZA:

Retinol e esfoliantes, a combinação perfeita para uma pele mais jovem

Mais hidratação: como ter uma pele de pêssego depois dos 30

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM