Cabelo

5 dicas de como perfumar o cabelo naturalmente

A infusão concentrada de lavanda pode ser uma ótima opção

Cabelo voando
Reprodução/Pexels (pexels.com)

O cabelo é uma das partes do corpo mais importante para a grande maioria das pessoas. Sendo assim, mantê-lo limpo e hidratado é sempre essencial. Por ficar em uma região mais exposta, ele pode absorver diversas coisas, como poeiras, fumaças e suor, o que resulta em mal cheiro.

ANÚNCIO

Por isso, perfumar o cabelo naturalmente pode ser uma ótima opção para deixá-lo bastante cheiroso. Desta forma, o portal Melhor Com Saúde listou cinco alternativas para fazer seu próprio perfume ou optar por perfumes naturais.

São receitas que não possuem álcool (o que resseca o cabelo) e também apresentam propriedades terapêuticas que ajudarão os fios. Confira a seguir:

Recomendados

1. Óleo de Monoi

Este óleo é um ótimo produto natural, que pode ser utilizado tanto para o corpo, como para o cabelo. Ele é obtido a partir da maceração de flores de tiaré (gardênia tahitensis) e do óleo de coco, que possui um aroma exótico, parecido com o da baunilha.

O uso deste óleo é recomendado especialmente no verão, pois, além de perfumar os fios, ajuda a suavizar e dar brilho, além de protegê-lo dos raios do sol. Além do mais, o óleo de Monoi oferece vitamina E, um excelente antioxidante.

Se aplicado com frequência, o uso de máscaras após a lavagem não será necessário, já que ele hidrata e repara o cabelo profundamente. Seu uso não é recomendado para cabelos oleosos.

2. Águas florais

As águas florais são obtidas através da destilação de plantas no processo de extração dos óleos essenciais. Quer dizer que é a água restante da preparação do óleo, que possui os elementos hidrossolúveis da planta, oligoelementos e uma pequena quantidade de óleo essencial. Desta forma, conservam parte do aroma das flores e propriedades, no entanto, de forma mais leve, menos concentrada.

Este tratamento não é muito conhecido atualmente, mas é utilizado de forma terapêutica desde a antiguidade. As maneiras mais recomendadas são:

- Hidrolato de flores de laranjeira: A flor de laranjeira tem um aroma especial e também sedutor, com propriedades relaxantes. Além do mais, agindo no couro cabeludo, regula a secreção sebácea.

- Hidrolato de alecrim: O alecrim é utilizado para a saúde e beleza do cabelo, já que consegue melhorar a circulação, prevenir a queda e regular os problemas no couro cabeludo. É também um excelente limpador e possui aroma de erva bastante refrescante.

- Hidrolato de hortelã-pimenta: Esta é uma opção refrescante, ótima para estações quentes, quando o couro cabeludo transpira mais facilmente. Ajuda também na prevenção do surgimento de caspas.

É importante assegurar a qualidade e a pureza das águas florais, já que existem no mercado diversas essências artificiais vendidas como naturais.

3. Água de rosa

A água de rosas é a água floral utilizada tradicionalmente e principalmente na cultura indiana. Possui aroma delicado e também feminino. Além do mais, age no equilíbrio, regeneração e como antioxidante. É recomendada em ocasiões intimas também, já que contém propriedades afrodisíacas.

4. Infusão concentrada de lavanda

Além de um aroma delicioso, a lavanda possui um forte efeito para limpar e relaxar. Desta forma, é utilizada para perfumar os cabelos de forma simples, preparando uma infusão concentrada de suas flores. Este é um perfume muito suave e perfeito para usar diversas vezes ao longo do dia, inclusive nas crianças.

5. Óleos essenciais

Uma das formas mais simples de preparar os próprios perfumes naturais para o cabelo, é utilizando óleos essenciais dos aromas que desejar. Basta apenas adicionar algumas gotas em um pouco de água, agitar e borrifar no cabelo. Alguns recomendados são:

Ylang-ylang: Intenso aroma floral com propriedades afrodisíacas.

Tangerina: Doce e refrescante, além de possuir propriedades relaxantes que melhoram o humor e oferecem alegria.

Bergamota: É o segredo que dá sabor ao chá preto. Contém aroma especial e propriedades antidepressivas.

Jasmim: Delicado, relaxante e suave, combina com diversos outros aromas.

Limão: Ele oferece sensação de limpeza e frescor, além de combinar com aromas cítricos.

Aplicação

Para aplicar estes perfumes, basta colocar o desejado em um fresco com spray e borrifar no cabelo com uma distância de 20 centímetros. Assim, os fios ficarão uniformes e mais fáceis de serem penteados.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/beleza/2022/09/07/cabelo-aprenda-a-fazer-tres-mascaras-naturais-para-deixa-lo-nutrido-e-muito-mais-cheiroso/

https://www.novamulher.com/beleza/2022/09/08/qual-o-cheiro-da-felicidade-conheca-alguns-aromas-que-podem-transmitir-essa-sensacao/

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias