Beleza

Beleza: confira essas dicas para uma rotina de skincare mais fácil e prática

Às vezes, a correria do dia a dia torna uma rotina de cuidados um pouco complicada, mas essas dicas vão te ajudar a mudar isso

Beleza: confira essas dicas para uma rotina de skincare mais fácil e prática

Uma boa rotina de cuidados com a pele é essencial para uma cútis saudável e bonita, no entanto, sabemos que com a correria do dia a dia, isso nem sempre é uma tarefa fácil e o skincare nem sempre está em dia.

Se você é uma pessoa ligada à isso, já sabe que plataformas como Instagram, TikTok e YouTube acumulam tutoriais sobre skincare, ora produzidos por especialistas, ora elaborados por influenciadoras digitais. Os temas são diversos e vão de produtos de baixo custo a receitas caseiras vendidas como a solução para os transtornos de pele.

Mas é importante lembrar que o melhor cuidado para a sua pele, deve sempre vir de um profissional capacitado para isso. Não acredite e nem faça tudo o que vê na internet. Algumas dicas e procedimentos podem ser bastante perigosos e causar danos irreversíveis.

Recomendados

O skincare de cada período

Nas rotinas diurnas, vale a seguinte ordem: limpeza com o sabonete ou o gel adequado ao tipo de cútis; água micelar ou tônico, que são opcionais; vitamina C ou ácido hialurônico; hidratação e proteção solar. Para os rostos oleosos, opte por sabonetes com ácido salicílico; para os normais, secos ou sensíveis, prefira os do tipo syndet, que provoca menos irritação.

Nesse período, não há a necessidade de usar água micelar ou tônico, caso a higienização seja bem feita. Aliás, são esses itens os responsáveis por retirar as impurezas que não saíram na lavagem inicial, sendo o primeiro ideal para peles secas e sensíveis e o segundo mais indicado para aquelas com excesso de oleosidade. Sobre este último, fica, ainda, o lembrete da dermatologista Regina Buffman ao jornal Correio Braziliense: “Utilizou o tônico? Nada de lavar o rosto em seguida”.

No que tange ao uso da vitamina C, a dermatologista Alessandra Araújo frisa ao jornal também que há peles com pouca tolerância, então, deve-se optar por antirrugas e antioxidantes com ativos que não contenham a fórmula. Esses produtos são preventivos do fotoenvelhecimento, têm ação levemente clareadora e reduzem a produção de radicais livres. Ao meio-dia e às 15h, é preciso reaplicar o protetor solar, mesmo em ambientes fechados.

À noite, siga estes passos: lave o rosto, aplique um ativo mais concentrado com efeito antirrugas e hidrate. Neste momento, há uma necessidade maior de usar a água micelar ou o tônico, devido aos resíduos de maquiagem e protetor solar e às sujeiras do ambiente.

Quanto aos ativos antirrugas, prefira aqueles à base de ácido glicólico e retinoides, mais seguros para serem usados no período noturno. No caso de ácidos que contêm substâncias clareadoras, o ideal é hidratar antes e depois de aplicar o produto.

Na região dos olhos, mais fina e com tendência à formação de rugas, dedique atenção especial. Se não for possível comprar um item específico para a área, que costuma ser mais caro e vir em quantidade menor, opte por um hidratante hipoalergênico e mais espesso, em forma de creme, que já ajudará a evitar o envelhecimento precoce.

Em caso de dúvidas, vá sempre do produto mais fino para o mais grosso, considerando o tipo de base/veículo utilizado para entregar o ativo — gel, sérum, creme, gel-creme etc. Por último, não deixe de levar em conta a presença de patologias, como acne, manchas ou dermatites, dado que esse tratamento deve ser inserido na rotina de cuidados, como alerta Marcela Sena, dermatologista na clínica Avicena e no Centro Médico da PMDF.

Parecem muitas informações, não é? Mas, calma! Nem todos os passos devem ser seguidos com rigor. As especialistas são unânimes quanto ao que deve ser essencial: higienização, hidratação e fotoproteção. Essas etapas devem ser diárias e são válidas para todos os tipos de pele. O mais importante é conhecer a sua cútis e entender os produtos que funcionam ou não para ela.

E não se esqueça do pescoço. O skincare realizado de dia e de noite deve descer para a região. Um bom hidratante à noite e a aplicação do protetor solar pela manhã são indispensáveis.

· · ·

+ BELEZA E CUIDADOS:

5 cuidados com os cabelos na primavera para eles ficarem lindos e mais hidratados

O hack de make de Hailey Bieber para uma base mais luminosa

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM