Beleza

Um protetor solar com FPS maior entrega uma proteção maior?

Descubra o que você precisa saber ao comprar o seu próximo protetor

Às vezes quando vamos comprar um protetor solar, essa pode ser uma tarefa e tanto, já que os rótulos não são tão explicativos assim, e nem todas nós sabemos exatamente o que significa um FPS 30, 50 ou 100. Acontece que a proteção vai um pouco além disso, já que um FPS maior não significa necessariamente uma proteção maior.

Leia também:

Oilplaning é o novo substituto do dermaplaning

Recomendados

O FPS em si é um fator da proteção solar, ou seja, uma medida de quão bem o produto protege nossa pele contra os raios UVB, aqueles que podem arder a camada superior da pele. Mas, um FPS 100 não significa que você está 100% protegida do sol, já que segundo um especialista, é assim que funciona: “O FPS 15 protege contra 93% dos raios UVB, o FPS 30 protege contra 97%, o FPS 50 é cerca de 98% e o FPS 100 bloqueia 99%”.

Quanto maior o número, mais você está protegida, mas isso é em relação ao tempo, e não ao fator em si. Segundo um estudo de 2018, um FPS maior realmente faz a diferença, não importa o seu tipo de pele, idade ou sexo, já que as pessoas acabam muito mais queimadas ao usarem um FPS 50 ou 30, por exemplo.

Acontece que, existe um problema ao usar um FPS mais alto, principalmente os acima de 60, já que eles realmente entregam uma proteção maior contra os raios UVB por conta da fotoquímica, mas geralmente tem menos proteção contra os raios UVA, e nós precisamos nos preocupar com os dois.

“Os raios UVA penetram ainda mais profundamente e são responsáveis pela maior parte do envelhecimento da pele, hiperpigmentação, danos às fibras de colágeno e cânceres de pele mais agressivos, incluindo melanomas”, observa Dr. Ciraldo. Por conta disso, as agências de saúde do mundo estão pensando em tornar o FPS 60 o maior que podemos comprar, já que o FPS mais alto também transmite uma falsa sensação de segurança, fazendo com que algumas pessoas nem reapliquem o produto depois de muito tempo no sol.

Fora que, protetores solares com FPS maior do que 60 trazem níveis mais altos de produtos químicos, como o avobenzona que é um item preocupante para nossa pele, junto com outros 11 químicos que são absorvidos pelo nosso corpo.

“Um FPS mais alto não necessariamente se correlaciona com uma concentração aumentada de ativos químicos como avobenzona”, diz ela. “Em uma fórmula de filtro solar ideal, foto estabilizadores, emolientes e antioxidantes contribuem para o valor SPF, espalhabilidade e estabilidade da formulação final”, acrescenta ela.

Então, vale usar um protetor solar de FPS alto, mas se ele não for de amplo espectro, é melhor usar um de baixa resistência e reaplicar várias vezes ao dia.

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM