Beleza

Camas de bronzeamento artificial: a tendência do TikTok para a pele que divide opiniões

Será que elas são seguras para o nosso corpo?

Camas de bronzeamento artificial: a tendência do TikTok para a pele que divide opiniões (Reprodução: Pinterest)

Recentemente uma novidade vem aparecendo como nunca nas redes sociais: as camas de bronzeamento artificial, ou também chamadas de sunbeds que já acumulam mais de 80 milhões de visualizações no TikTok, com vários vídeos de antes e depois, dicas de como fazer, rotinas, tutoriais e tudo o que você pode imaginar.

ANÚNCIO

Leia também:

Você tem rosácea? Saiba o que evitar

E isso vem muito porque os millennials e a geração Z adoram um bronzeamento artificial nas espreguiçadeiras, mesmo enquanto temos uma pele bem mais protegida do sol do que as gerações anteriores. Uma coisa que muita gente não para pra pensar antes de consumir esses conteúdos, é entender se eles são bons para nossa pele ou não.

No Twitter, esse questionamento foi levantado pelo usuário @GracetyOConnell, que escreveu: “Juro que nunca ouvi o uso de espreguiçadeiras tão normalizado quanto ultimamente? Sinto que estou de volta a 2002, mana, não [SIC].”

Várias pessoas comentam que tiveram experiências ruins nesses bronzeamentos artificiais, ainda mais para quem ama cuidar da pele. Essas máquinas de bronzeamento emitem raios ultravioletas próximos da pele estimulando a produção de melanina, só que são raios muito mais fortes do que os do sol do meio dia, e acabam sendo bem mais prejudiciais também.

Inclusive, já foi comprovado que o uso das espreguiçadeiras aumenta o risco de desenvolvimento de câncer de pele, seja o melanoma maligno - que se espalha por outras partes do corpo - ou o não melanoma, que acontece lentamente nas camadas superiores da pele, e nenhum deles vale a pena.

ANÚNCIO

Para menores de 18 anos, o uso das camas de bronzeamento artificial é ilegal, e qualquer empresa que venha a fornecer informações e produtos sobre isso, precisa saber também da responsabilidade e dos riscos associados a esse problema. Ainda mais no Brasil, onde a incidência de câncer de pele já é alta pelo sol que temos para cada um, e pode piorar ainda mais com essa questão.

É hora de ficar longe disso, né?

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias