Beleza

5 mitos da psoríase que ninguém te conta

E esses vem de casos reais

Você já ouviu falar sobre psoríase? Essa é uma doença que ganhou ainda mais visibilidade depois que Kim Kardashian foi diagnosticada com o quadro, e é uma doença crônica que afeta cerca de 2% das pessoas nos Estados Unidos, fazendo escamas na pele que coçam muito e podem ser dolorosas. Além disso, ela traz quadros de depressão e transtorno por uso de substâncias, interferindo na qualidade de vida das pessoas.

Leia também:

Induzir a menstruação pode trazer riscos à saúde?

“Estigmas em torno de condições como a psoríase podem fazer com que as pessoas se sintam mais isoladas do que já estão, o que pode tornar muito difícil lidar com uma doença que já é dolorosa”, diz Grace Dowd, terapeuta de Austin, TX. Por isso, separamos aqui 5 mitos sobre a psoríase para você ficar de olho:

1. Psoríase é apenas para a pele seca

Sim, a psoríase é apenas para a pele seca, mas há uma grande diferença entre a secura do dia a dia e a psoríase, já que a segunda é uma condição inflamatória causada pela superprodução de células da pele que causam escamas. Fora que, superar os sintomas da psoríase não é uma tarefa fácil como aplicar loção hidratante na pele.

2. Psoríase e eczema são a mesma coisa

A psoríase e o eczema podem trazer uma pele vermelha e coceira, mas existem grandes diferentes entre uma condição e outra, principalmente a causa. A psoríase é considerada uma doença autoimune, diferente do eczema. Fora que as manchas causadas pela psoríase são espessas e vermelhas na pele, parecendo placas, enquanto o eczema traz erupções cutâneas comuns.

3. A psoríase é contagiosa

A psoríase já deixa as pessoas super isoladas, e dizer que a questão é contagiosa torna o quadro pior ainda. “Dizem que isso é contagioso, você não deveria estar na piscina, não deveríamos estar perto de você ou perto de você, ou eu posso pegar.” Dr. Henry diz que isso não é verdade, já que mesmo que você toque as placas, você não tem como “pegar” a doença.

4. Uma dieta saudável pode curar a psoríase

Mesmo que as pessoas saibam o que é uma psoríase, existem recomendações para mudar a alimentação e curá-la, como a eliminação de glúten do seu cardápio, mas isso não é verdade. Uma dieta saudável e completa ajuda qualquer pessoa, principalmente em momentos anti-inflamatórios, mas não vai curar o quadro. Apenas um tratamento adequado ajuda.

5. A falta de higiene causa psoríase

Como as placas deixam flocos que podem aparecer em qualquer lugar, pessoas pensam que uma das causas da psoríase é a falta de higiene. Na verdade, a psoríase não é causada pela frequência com a qual você toma banho ou o sabonete que usa, e sim é uma condição genética e inflamatória, não causada pela higiene de alguém.

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM