O ketchup é um ingrediente que pode ser usado de diversas formas. Alguns exemplos são, na pizza, no cachorro-quente, hambúrgueres e até para dar cor ao seu strogonoff. Porém, os molhos vendidos em supermercados podem não ser benéficos para sua saúde por conter conservantes e muito açúcar.
ANÚNCIO
Fazer o seu próprio ketchup caseiro com tomates frescos pode ser a melhor e mais saudável opção. De acordo com o portal Joe Cross, este fruto fornece diversos benefícios para a saúde e também proteção contra alguns tipos de câncer e também danos causados pelos raios UV.
O tomate apoia a saúde dos olhos e possui vários nutrientes, como por exemplo, vitamina C e A, licopeno, potássio ácido fólico, entre outras vitaminas do complexo B. Sendo assim, optar por fazer molhos caseiros deste fruto oferecerá diversas vantagens com as propriedades especiais do licopeno. Confira a seguir a receita disponibilizada pelo portal:
Ingredientes
- 2 colheres de óleo de coco
- 2kg de tomate picados
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho fatiados
ANÚNCIO
- 1 pedaço de 1cm de gengibre fresco
- 1 pimentão vermelho
- 2 colheres de sopa de tamari (opcional)
- 2 colheres de sopa de mel ou xarope de bordo
- ¼ xícara de vinagre de maçã
- 1 colher de páprica
- 1 colher de cominho
- 1 xícara de canela
- ½ colher de chá de noz-moscada
- 1 folha de louro
- 2 colheres de chá de sal marinho
- 1 colher de chá de pimenta preta
Modo de fazer
Em uma panela, aqueça o óleo de coco e refogue o alho, a cebola, o tomate, o gengibre e a pimenta por 5 minutos. Em seguida, adicione os ingredientes restantes e deixe cozinhar lentamente por 50-60 minutos, sempre mexendo. Quando pronto, deixe esfriar e depois coloque em um processador de alimentos ou liquidificador até obter uma suave consistência. Quando esfriar completamente, guarde em um pote hermético na geladeira por até 3 meses.
Nota: Além de ser usado como ketchup, este molho também pode ser adicionado como molho de macarrão, pizza ou qualquer outra coisa que preferir.
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.