Uma equipe científica conseguiu detectar estruturas estranhas abaixo da superfície de Marte. Eles investigaram as profundezas do que supostamente era um oceano perdido no planeta vermelho e assim puderam criar um novo mapa de nosso vizinho no Sistema Solar.
ANÚNCIO
Clique aqui para receber as notícias de ciência e tecnologia pelo WhatsApp
Este estudo foi realizado por especialistas da TU Delft da Dinamarca e da Universidade de Utrecht. Os resultados foram apresentados e aprovados na Conferência Científica Europlanetária.
De acordo com um relatório publicado no Daily Mail, os cientistas detectaram pelo menos 20 características dispersas no que é conhecido como o boné polar norte de Marte, que, de acordo com registros eram mais intensas do que as de seus arredores.
Tais estruturas, estranhas para os cientistas, têm diferentes formas e tamanhos. Uma delas tem a forma de um cachorro, o que é muito desconcertante para os especialistas. Eles não têm ideia de onde vêm, mas têm algumas teorias.
De onde vêm as estranhas estruturas de Marte?
Uma das primeiras hipóteses dos cientistas é que essas estruturas foram formadas por impactos de meteoritos, há bilhões de anos. Outra teoria é que elas poderiam ter sido criadas por atividade vulcânica em Marte.
Os investigadores param neste último detalhe, pois outra teoria é que Marte ainda pode estar registrando atividade sísmica em suas placas tectônicas, algo que se pensava estar morto.
A equipe usou pequenas variações nas órbitas dos satélites para criar uma imagem do campo gravitacional de Marte, ou a região do espaço ao redor de um planeta onde se pode sentir sua força gravitacional. Descobriram que as profundidades desta zona são muito densas, o que poderia significar sinais de vida sísmica.