Há algum tempo, uma demonstração do Gemini não deixou ninguém indiferente: a IA do Google foi capaz de identificar e explicar objetos e situações ao redor de um quarto. Depois disso, era apenas uma questão de tempo para que fosse integrada às câmeras de segurança Google Home e Nest. O problema é que aconteceu mais cedo do que pensávamos: o Google já anunciou que Gemini chegará às alertas de atividade da câmera no aplicativo Google Home.
ANÚNCIO
Clique aqui para receber as notícias de ciência e tecnologia pelo WhatsApp
Não é de se menosprezar, pois essa poderosa inteligência artificial está sendo integrada nas notificações de atividade do Google Home. O resultado? Essa nova funcionalidade fornecerá uma descrição detalhada e precisa do que está acontecendo em sua casa, levando a segurança doméstica a um nível completamente novo.
Para além do reconhecimento facial: Gemini descreve o seu mundo
Graças ao Gemini, as câmeras Nest e os campainhas com vídeo agora podem fazer muito mais do que simplesmente detectar movimento. A inteligência artificial pode reconhecer objetos, ações e pessoas nas imagens, fornecendo alertas personalizados e descritivos. Coisas como saber se seu cachorro está cavando no jardim ou se há alguém desconhecido na sua porta.
Então, a "atividade detectada" é coisa do passado. Agora você verá uma descrição detalhada do que aconteceu, incluindo etiquetas para facilitar a busca e até mesmo uma narrativa textual dos eventos. Dessa forma, o Gemini pode identificar objetos, pessoas e ações, e fornecer um resumo do que está sendo visto no vídeo.
A questão é que esta nova funcionalidade do Google Home abre um mundo de possibilidades bastante grande. Imagine poder pesquisar no histórico da sua câmera para encontrar o momento exato em que seu filho perdeu sua bicicleta ou ver o que seu animal de estimação fez enquanto você estava fora de casa.
Como sempre: o tema ético
Agora, o "elefante na sala": Embora essa tecnologia ofereça muitas, muitas vantagens, também levanta muitas preocupações sobre a privacidade. A coleta e análise de dados visuais podem gerar preocupações - no melhor dos casos - sobre o uso que será feito dessas informações.
No entanto, talvez o mais complicado seja a possibilidade de que o Gemini adicione imagens da sua casa à sua base de dados de treinamento, o que pode ser preocupante para alguns usuários. Ainda assim, isso marca um ponto de viragem bastante claro na indústria da segurança doméstica, por isso é preciso ver como se desenvolve e se encontra aceitação entre os usuários atuais.