Notícias

Telescópio Espacial Hubble captura os ‘tentáculos rosados’ da galáxia de Andrômeda

Nossa galáxia vizinha, que está a caminho de colidir com a Via Láctea, possui braços impressionantes que foram capturados pelo Hubble

Fotografia da Galáxia de Andrômeda Telescópio Espacial James Webb (PavelSmilyk/Getty Images/iStockphoto)

A NASA lançou em 2021 o Telescópio Espacial James Webb, um observatório que substituiria o Hubble para sempre. No entanto, o antigo observatório orbital, que completou 34 anos de existência, continua registrando as maravilhas que ocorrem nas profundezas do espaço.

ANÚNCIO

Recentemente, o Telescópio Espacial Hubble fez uma aproximação de 2,5 milhões de anos-luz de distância para capturar os braços de nossa galáxia vizinha, conhecida como Andrômeda. Este aglomerado de estrelas é espiral e essas extremidades são chamadas de “tentáculos rosados”, devido à sua cor e comprimento, que, longe de estarem relacionados ao animal marinho, na verdade são uma série de elementos químicos interagindo no Universo.

Clique aqui para receber as notícias de ciência e tecnologia pelo WhatsApp

De acordo com um relatório da NASA, os braços sinuosos de Andrômeda são uma de suas características mais notáveis. O Hubble conseguiu focar para observar um de seus tentáculos no nordeste, revelando faixas de gás ionizado.

Estas regiões, comuns em galáxias espirais e irregulares, frequentemente indicam a presença de formação estelar recente, ou seja, o nascimento de estrelas massivas como o Sol.

"A combinação de berçários estelares e supernovas cria um ambiente dinâmico que excita o gás de hidrogênio circundante, transformando-o em um jardim de rosas repleto de estrelas", informa a NASA ao descrever a impressionante imagem que publicou em seu site oficial.

Galaxia Andrómeda. FOTO NASA HUBBLE
Galaxia Andrómeda. FOTO NASA HUBBLE

Os tentáculos de Andrômeda

A equipa de cientistas que explorou as imagens dos braços espirais de Andrómeda recorreu às sempre úteis Câmara Avançada para Pesquisas (ACS) e à Câmara de Campo Amplo 3 (WFC3) do Hubble para analisar a coleção de estrelas enterradas nos seus ramos cósmicos.

ANÚNCIO

Com a ampla cobertura espectral deste par de ferramentas, o telescópio espacial pôde olhar através das sebes de gás e observar uma valiosa amostra dessas estrelas.

A NASA informa que a extensão do estudo abrangeu uma ampla gama de estrelas, fornecendo não apenas uma visão clara da história e diversidade estelar de Andrômeda, mas também mais informações sobre a formação e evolução estelar em geral.

Galaxia Andrómeda. FOTO NASA HUBBLE
Galaxia Andrómeda. FOTO NASA HUBBLE

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias