Notícias

Estes são os verdadeiros motivos pelos quais Plutão deixou de ser um planeta

Crescemos contando que o Sistema Solar tinha nove planetas, mas Plutão foi ‘rebaixado’. Será que estão escondendo algo?

Imagen de Plutón sacada por New Horizons NASA (Sebastian Carrasco/Europa Press)

O Sistema Solar é um dos fenômenos mais impressionantes de todo o Universo que habitamos. Até agora, é o único local da galáxia onde se registra o desenvolvimento da vida tal como a conhecemos na Terra. E isso funciona em grande parte pela presença dos outros sete planetas que orbitam ao redor de nossa estrela central.

ANÚNCIO

Os avanços na área científica espacial têm levado os seres humanos a mapear completamente o Sistema Solar, no qual antes havia nove planetas, em vez dos oito atuais. Esse nono planeta era Plutão, que não deixou de existir, apenas rebaixaram o título que ele tinha antes.

Clique aqui para receber as notícias de ciência e tecnologia pelo WhatsApp

Em agosto de 2006 (há 18 anos), a Unión Astronómica Internacional apresentou uma série de argumentos durante uma assembleia geral, para que seus membros mais importantes votassem sobre se Plutão deveria continuar sendo considerado um planeta. A congregação não apenas retirou sua classificação, mas também o colocou como o primeiro da classificação “planetas anões”.

Estão escondendo algo com Plutão?

Se nos deixarmos levar por Rick & Morty, em Plutão há uma civilização escondida que quer atacar a UAI para recuperar o título de planeta. Felizmente, até onde sabemos, isso faz parte da ficção científica da série. A realidade é que este corpo híbrido, com algumas formações de rochas e outras de gelo, não atende aos parâmetros mínimos para ser considerado um mundo.

Plutón comparado con la Tierra Foto: NASA.gov

Para que um corpo seja considerado um planeta, em primeiro lugar, ele deve orbitar o Sol. Em segundo lugar, ele deve ter massa suficiente para que a gravidade o tenha arredondado (PLUTÃO É ARREDONDADO). E por último, em geral, ele deve ser o objeto dominante em sua órbita, como a Terra é com a Lua, por exemplo.

O corpo híbrido atende aos dois primeiros critérios, mas compartilha sua órbita com outros objetos espaciais, como o cinturão de Kuiper, uma região de nosso Sistema Solar onde abundam corpos gelados semelhantes a Plutão. Essa característica fez com que os astrônomos reconsiderassem sua classificação.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias