O bilionário Jared Isaacman está pronto para fazer história. Nesta terça-feira de manhã, ele liderará a missão Polaris Dawn da SpaceX, sendo um marco como o primeiro cidadão “privado” a realizar um passeio espacial.
ANÚNCIO
Partindo do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, Isaacman e sua equipe de quatro pessoas embarcarão em uma missão de cinco dias a bordo de uma cápsula Crew Dragon.
Clique aqui para receber as notícias de ciência e tecnologia pelo WhatsApp
A tripulação do Polaris Dawn inclui Scott "Kidd" Poteet, um ex-piloto da Força Aérea e amigo de Isaacman, juntamente com as engenheiras da SpaceX, Anna Menon e Sarah Gillis.
O objetivo é atingir uma altitude de aproximadamente 1.400 km, ultrapassando qualquer turista espacial anterior e explorando além do limite alcançado por astronautas que não chegaram à Lua.
Quem é Jared Isaacman?
Jared Isaacman é o CEO da Shift4 Payments, uma empresa de processamento de pagamentos. Ele também é piloto e astronauta comercial bilionário e, até o momento, já voou em uma missão privada da SpaceX e comprou 3 "passagens" em missões adicionais da empresa, incluindo o primeiro lançamento tripulado da nave Starship.
Na verdade, foi ele quem liderou a missão Inspiration4 da SpaceX em 2021, a primeira missão comercial tripulada da empresa. Estima-se que essa viagem autofinanciada de três dias tenha custado cerca de US$ 200 milhões e, embora não tenha revelado o custo desta nova missão, acredita-se que seja ainda maior.
ANÚNCIO
Para além do turismo espacial
Ao contrário de outras viagens espaciais comerciais, Polaris Dawn não busca apenas o turismo espacial. A missão inclui um importante componente de pesquisa, explorando a radiação no cinturão de Van Allen, uma região conhecida por suas partículas de alta energia. Esta pesquisa é crucial para futuras missões à Lua e Marte.
Um dos momentos mais esperados será o terceiro dia da viagem, quando Isaacman e Gillis abrirão a escotilha da cápsula Crew Dragon para experimentar o que tem sido chamado de "caminhada espacial".
E embora não seja um passeio no sentido tradicional, já que estarão presos à cápsula, ainda poderão ter uma vista sem precedentes do espaço.
Fatos de última geração
Esta missão também se destaca pelos seus fatos espaciais, projetados pela SpaceX incorporando elementos inovadores especiais para a missão. Estes fatos fornecem proteção no ambiente sem oxigênio e contra as extremas temperaturas espaciais.
Os fatos podem ser usados no espaço e oferecem proteção e conforto para os astronautas durante o voo. Eles são baseados no fato espacial da SpaceX "Starship Suit", e são feitos de materiais resistentes e leves, como Kevlar e poliéster. Além disso, possuem um sistema de suporte vital que fornece oxigênio e controla a temperatura.
Os fatos também têm um design ergonômico para permitir maior mobilidade e conforto durante o voo. Incluem características como luvas sensíveis ao toque, viseiras com proteção UV e um sistema de comunicação integrado.
Críticas
Apesar das críticas sobre a influência dos bilionários na exploração espacial, este tipo de missões destaca um avanço significativo na tecnologia e na pesquisa espacial.
Jared Isaacman e Elon Musk, com seus bolsos cheios de dinheiro e sua paixão pela exploração espacial, estão empurrando os limites do que é possível.
Assim, Polaris Dawn não é apenas uma missão de turismo espacial, mas um passo importante em direção ao futuro da exploração espacial, com significativas implicações para a ciência e tecnologia espacial.