Nos últimos anos, a tecnologia avançou a passos largos em vários setores e agora, num marco histórico para a exploração espacial, a Nokia e a Axiom Space uniram esforços com o objetivo de levar a tecnologia de redes celulares até à Lua. Destacando que esta inovadora aliança permitirá aos astronautas da missão Artemis III, programada para estrear esta avanço em 2026, ter a oportunidade de comunicar em tempo real e transmitir vídeo de alta definição a partir da superfície lunar.
ANÚNCIO
Clique aqui para receber as notícias de ciência e tecnologia pelo WhatsApp
Melhor conectividade no espaço do que muitos usuários têm
Para poder realizar esta missão espacial, a Axiom projetou um traje espacial de última geração chamado Unidade de Mobilidade Extraveicular Axiom (AxEMU), que será equipado com a capacidade de se conectar a uma rede 4G/LTE. Dessa forma, os astronautas podem enviar e receber dados, fazer videochamadas e manter uma comunicação fluída com os controladores da missão na Terra, mesmo a grandes distâncias.
“Assim como os astronautas precisarão de suporte vital, abrigo e comida, também precisarão de redes avançadas para se comunicarem entre si e realizarem seu trabalho crucial”, afirmou Thierry E. Klein, Presidente da Bell Labs Solutions Research na Nokia. Enquanto Russell Ralston, vice-presidente executivo de atividade extraveicular da Axiom Space destacou que “esta tecnologia será fundamental para o sucesso de futuras missões lunares e, eventualmente, para as missões a Marte”.
A Nokia já está trabalhando e, por sua vez, já anunciou planos para implantar a primeira rede celular lunar como parte da missão IM-2 da Intuitive Machines, programada para 2024. A empresa usará seu Sistema de Comunicações de Superfície Lunar (LSCS) para estabelecer essa rede pioneira, demonstrando assim o potencial das tecnologias celulares para operar em ambientes extraterrestres.