A saga histórica de videogames Civilization, uma referência no gênero de estratégia por turnos, está prestes a lançar sua sétima edição e, por isso, chamou a atenção ao revelar mais detalhes do projeto na Gamescom 2024. Com todas essas novidades e melhorias que Civilization VII trará, é um bom momento para revisitar a história por trás de sua criação e fazer uma viagem no tempo até o início dos anos 90, quando Sid Meier desenvolveu o primeiro título da saga em um computador pessoal que, na época, custava uma pequena fortuna.
ANÚNCIO
Clique aqui para receber as notícias de ciência e tecnologia pelo WhatsApp
De acordo com o TechSpot, Sid Meier usou um Compaq Deskpro 386 para dar vida ao primeiro jogo da série Civilization em 1991. Esse computador, que hoje nos parece uma relíquia, custava o equivalente a mais de 23.000 dólares atualmente. Fazendo sentido com a época, apesar de seu alto preço, suas especificações eram bastante modestas para os computadores de hoje em dia: 640 KB de RAM utilizável e 16 MB de memória expandida.
O mais surpreendente desta história é que o computador de Sid Meier ainda está funcionando até hoje. Após várias restaurações e substituição de algumas peças, o equipamento ainda é capaz de executar uma versão pré-lançamento do primeiro Civilization. A Firaxis Games preservou tanto o computador quanto a cadeira de couro onde Meier desenvolveu o jogo, reconhecendo seu valor histórico para a indústria de videogames.
Apesar dos esforços para preservar vários desses computadores, dada a importância deles, um deles sofreu um infeliz incidente e explodiu devido à acumulação de poeira. No entanto, numa agradável coincidência, Sid Meier conseguiu preservar pelo menos um desses equipamentos para assim demonstrar sua paixão pela história da saga Civilization.
O lançamento do Civilization VII está agendado para 11 de fevereiro de 2025 e com isso, os fãs da saga têm um encontro marcado com a história (nunca melhor dito).