Um sarcófago com 1.700 anos de antiguidade, pertencente ao Império Romano, foi encontrado sendo usado como suporte de uma mesa em um bar na região de Varna, cidade costeira da Bulgária.
ANÚNCIO
As praias de Varna, que recebem as águas do Mar Negro, são conhecidas pelo seu tom turquesa e ambiente tropical e exótico. Em um dos bares da costa, havia este objeto que tem valor histórico para o patrimônio da humanidade.
Clique aqui para receber as notícias de ciência e tecnologia pelo WhatsApp
Quem percebeu a estranheza e o possível valor da peça foi um ex-policial que estava de férias nas praias de Varna. Ele viu o objeto e imediatamente entrou em contato com as autoridades de arqueologia da Bulgária. Uma equipe de pesquisa compareceu ao local e, ao realizar as análises adequadas, determinaram que a peça é um objeto arqueológico de valor.
Uma pedra de grande valor histórico
No bar, compareceram autoridades do Museu de História Regional. A primeira coisa que notaram é que tinha sido pintado, provavelmente por funcionários do bar, para que parecesse mais limpo no uso que lhe davam, como mesa, desde 2020.
Removeram parte da pintura e notaram que o sarcófago é de calcário. Além disso, a peça possui ornamentos decorativos semelhantes aos de outras descobertas arqueológicas encontradas em outras áreas da Bulgária, relacionadas ao Império Romano.
Alguns desses elementos decorativos são flores, frutas e até desenhos de animais. Tem 2,4 metros de comprimento e foi levado diretamente para o Museu Arqueológico de Varna, informou o La Nación.
ANÚNCIO
Uma das características que desejam decifrar é a origem deste sarcófago, pois não é comum encontrar objetos do Império Romano especificamente em Varna, então provavelmente foi levado de outra cidade da Bulgária.
“Qualquer objeto de valor arqueológico, independentemente de onde, quando e por quem foi encontrado, pertence ao Estado”, disse o arqueólogo Alexander Minchev na Televisão Nacional da Bulgária para justificar que a peça, por lei, é das autoridades governamentais e culturais.