Notícias

O Japão está se preparando para implementar sistemas de levitação magnética para carros

Se isso se materializasse, significaria o fim da era dos motores e baterias

Autos con levitación magnética
Carros com levitação magnética Japão está prestes a entrar no futuro

O fim da era dos motores e baterias em carros pode estar mais próximo do que pensamos, como sugerido pelo recente anúncio de um grupo de pesquisadores japoneses sobre a criação de um sistema de levitação magnética que permitiria que os carros se movessem normalmente sem a necessidade de as rodas fazerem contato com o solo.

ANÚNCIO

O Departamento de Máquinas Quânticas do Instituto de Ciência e Tecnologia de Okinawa apresentou um protótipo semelhante ao usado nos trens Maglev. Durante a apresentação, foi explicado que, para alcançar a levitação magnética, os carros precisam ser feitos de materiais diamagnéticos.

O que falta para que isso aconteça?

O protótipo apresentado apresentaria uma melhoria no método tradicional de levitação magnética, permitindo que a energia elétrica seja necessária apenas no início para criar o campo magnético, em vez de exigir energia contínua.

Para conseguir isso, a equipe científica japonesa utilizou grafite pulverizado, um material feito de carbono cristalizado. Através de um processo químico, eles criaram uma pasta misturando-o com cera e fabricaram uma placa sob a qual há vários ímãs dispostos em uma grade contínua, poderosos o suficiente para causar o efeito de levitação magnética.

O protótipo experimental tem pequenas dimensões; no entanto, foi esclarecido que é necessário reduzir a energia cinética ao nível da superfície e abordar desafios como a amortecimento de vórtices, que podem afetar a estabilidade do sistema para aumentar a auto-suficiência e sensibilidade dos veículos.

Em relação ao amortecimento, o sistema oscilante tende a perder essa condição devido a forças externas e ao longo do tempo, por isso é necessário encontrar uma forma de evitar que o grafite imerso no campo magnético perca energia.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias