Notícias

Estas são as chaves para o funcionamento de carros com levitação magnética no Japão

Cientistas japoneses propuseram um protótipo de carro com levitação magnética que poderia ser implementado no país asiático

Autos con levitación magnética
Carros com levitação magnética Carro voador pode se tornar comum em um futuro próximo

A levitação magnética se destaca como uma das principais características que serão implementadas nos meios de transporte no futuro imediato. Tanto os transportes públicos quanto os particulares se beneficiam dessa tecnologia de uma maneira incomparável até o momento: o consumo de energia. Por isso, países desenvolvidos como Japão, China, Alemanha e Itália estão direcionando seus esforços para esse tipo de mecanismo.

ANÚNCIO

Os trens maglev (acrônimo de levitação magnética em inglês) são o exemplo mais claro. O impulso de um vagão, sem a necessidade de tocar os trilhos ou sem haver atrito em seu deslocamento, é um passo em direção à redução de emissões no planeta.

Clique aqui para receber as notícias de ciência e tecnologia pelo WhatsApp

Um mundo em que todos os meios de transporte, como motos, carros, ônibus, trens e aviões, funcionem com levitação magnética parece distante. Se os veículos elétricos ainda não superam os de combustão, essa nova tecnologia ainda tem algumas décadas pela frente para se estabelecer de forma sólida.

Mas isso não significa que não esteja sendo trabalhado nesta tecnologia.

La levitación magnética japonesa revolucionaría el transporte del futuro
Carro voador Levitação magnética

Japão e os carros com levitação magnética

Um grupo de pesquisadores japoneses da Unidade de Máquinas Quânticas do Instituto de Ciência e Tecnologia de Okinawa (OIST), afirmam ter a chave para o desenvolvimento de motores com levitação magnética, amigos do meio ambiente.

O projeto desses pesquisadores aponta que o motor com levitação magnética evita o atrito, o que tornaria obsoletos os motores de combustão e os elétricos convencionais.

ANÚNCIO

O sistema proposto baseia-se no uso de materiais diamagnéticos, como o grafite, juntamente com ímãs potentes para fazer veículos levitarem sobre pistas especializadas. Apenas precisa de energia no início para gerar o campo magnético, mas não durante o movimento.

"Os cientistas disseram: "Sobre uma superffície, a levitação magnética faz com que os objetos, no nosso caso os carros, se elevem alguns centímetros acima desta pista. Isso elimina o atrito, permitindo que o carro se mova sem a necessidade de baterias, motores ou qualquer forma de impulso mecânico ou elétrico."

Para alcançar este mecanismo, os cientistas desenvolveram um carro feito de materiais diamagnéticos. Isso permite que os ímãs ao longo das pistas forneçam um campo magnético intenso que faz o objeto levitar sobre as pistas.

Faltam alguns detalhes a serem resolvidos, mas este é o caminho que o Japão está percorrendo em tecnologias de transporte particular e em massa.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias