O que vamos a contar nesta resenha é uma informação puramente científica, embora os elementos principais pareçam uma paródia ou o cenário de um comediante de stand-up. Arqueólogos britânicos, que estavam explorando um forte do antigo Império Romano, no norte da Inglaterra, encontraram uma escultura de 1.700 anos em uma pedra.
ANÚNCIO
Clique aqui para receber as notícias de ciência e tecnologia pelo WhatsApp
Do que se trata este entalhe? É um pênis, um insulto e o nome do soldado romano para quem a brincadeira era dirigida. Assim como os estudantes ou desocupados em ônibus coletivos, os membros das milícias do antigo império também desenhavam órgãos masculinos.
Apenas que desta vez a brincadeira se estendeu por mais de um milênio e meio no tempo das civilizações humanas.
O sítio arqueológico onde foi encontrado esta mensagem incomum chama-se Vindolanda. Está localizado na cidade de Northumberland e é um dos reservatórios mais importantes das pesquisas sobre as ocupações dos romanos na Grã-Bretanha.
O pênis, o insulto e o soldado
O que se pode ver nas imagens compartilhadas pelo meio Live Science é uma espécie de membro masculino exageradamente grosso, esculpido na pedra na chamada Muralha de Adriano.
Além disso, tem uma frase que diz Secundinus Cacor, que de acordo com os pesquisadores e especialistas no Império Romano e suas formas de comunicação, seria como o nome de um soldado e o termo pejorativo "cagador".
ANÚNCIO
É como se os soldados estivessem num momento de lazer e, com algumas de suas ferramentas, fizeram essa brincadeira chamando Secundinus de "cagador".
Esta descoberta foi feita em 19 de maio de 2024. A pedra mede cerca de 40 centímetros de largura e cerca de 15 centímetros de altura.
“Não tenho dúvidas de que Secundinus não deve ter se divertido ao ver isso quando vagava pelo local há mais de 1.700 anos. A recuperação de uma inscrição, uma mensagem direta do passado, é sempre uma ótima notícia, mas esta realmente nos surpreendeu quando deciframos a mensagem na pedra”, disse Andrew Birley, diretor da escavação, conforme relatado pelo Clarín.