Enquanto vemos como a ascensão da levitação magnética continua crescendo em pleno 2024, lembramos de um dispositivo que a Lexus lançou aproximadamente 8 anos atrás: sua própria prancha voadora que “voa” a cerca de 5 centímetros do chão.
ANÚNCIO
O Lexus Hoverboard chegou para revolucionar o mundo do skate e demonstrou isso com um vídeo impressionante, no qual diferentes profissionais desta atividade, considerada um esporte extremo, a utilizam para realizar suas manobras radicais.
Clique aqui para receber as notícias de ciência e tecnologia pelo WhatsApp
Não é a mesma coisa ter as quatro rodas de poliuretano coladas à superfície onde se pratica esse esporte, do que ter um skate levemente descolado do chão. Para os especialistas foi difícil pegar o jeito, mas depois que se acostumaram, realizaram truques semelhantes aos que fazem com os skates convencionais.
Este vídeo do YouTube, publicado no canal Mapa Digital, mostra-nos como, após muitas quedas, os skatistas se adaptam ao Lexus Hoverboard que funciona com levitação magnética.
A prancha Lexus
A hoverboard da Lexus integra um sistema maglev, que permite que a prancha flutue através de trens de levitação magnética, ou seja, se esses trens não existirem, ela simplesmente não funciona.
De acordo com seu criador, Dietmar Berger, a fonte de energia é o nitrogênio líquido que resfria os supercondutores à medida que o sistema funciona dentro da mesa. Isso foi possível graças ao conhecimento do professor Ludwig Schultz.
ANÚNCIO
Foi feito pela Lexus com a colaboração de uma equipe de cientistas do IFW de Dresden e da evico GmbH, especializada em tecnologia de levitação magnética.
Na verdade, para fabricá-la, passaram por uma extensa fase de testes com Ross McGouran, skatista profissional e testador do hoverboard, em Dresden, Alemanha.
Vocês conseguem imaginar o skate substituindo essas pranchas e permanecendo como disciplina olímpica, mas com uma prancha de levitação magnética?