Notícias

O rápido avanço das chamas faz com que a Grécia peça ajuda à União Europeia

As cidades de Nea Penteli e Vrilissia já foram afetadas, além disso, Atenas está enfrentando sérios perigos

Agencia
A fumaça afeta a cidade de Atenas Incêndio florestal de enormes proporções em Atenas (Aggelos Barai/AP)

Situação dramática acontecendo neste momento na Grécia, devido aos graves incêndios que já afetaram seriamente as cidades de Nea Penteli e Vrilissia, e cujas chamas estão rapidamente se aproximando da capital do país, Atenas.

ANÚNCIO

Diante dos sérios riscos, o governo grego ordenou novas evacuações nesta segunda-feira, 12 de agosto, somando-se às 50 mil que já haviam sido registradas no último final de semana. Além disso, o estado solicitou ajuda à União Europeia para lidar com a problemática.

É importante ressaltar que a atual temporada de verão no país europeu está sendo considerada um verdadeiro caos e uma das piores do último século, resultando em várias mortes devido à onda de calor extrema, que tem sido a principal causa dos atuais incêndios.

Bomberos inspeccionan las llamas cerca de una carretera en Varnava durante un incendio forestal, al norte de Atenas, Grecia, el domingo 11 de agosto de 2024. (Foto AP/Michael Varaklas)
Incendio florestal Grécia (Michael Varaklas/AP)

A fumaça dificulta a vida em Atenas

Embora as chamas ainda não tenham se manifestado em Atenas, os habitantes da capital já precisam usar máscaras para se protegerem da fumaça sufocante. Diante disso, meios de comunicação locais informaram que as autoridades estão extremamente preocupadas com o medo de que a fumaça comece a afetar a saúde dos moradores.

“A situação é dramática. Uma escola e casas estão pegando fogo, e consigo ver como o fogo está se aproximando do município”, declarou a prefeita de Penteli, Natassa Kosmopoulou, ao portal de notícias newsit.gr. Por sua vez, em um comunicado, o porta-voz da comunidade Balazs Ujvari acrescentou que “o mecanismo de proteção civil da UE foi ativado a pedido das autoridades gregas”.

Itália, França, República Checa e Romênia enviarão bombeiros para ajudar a combater as chamas, enquanto o governo emitiu uma ordem para abrir o estádio olímpico OAKA, no norte de Atenas, para receber milhares de deslocados.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias