Um verdadeiro espetáculo, foi a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, onde luzes e show musical animaram a festa, que serviu para a passagem da tocha para Los Angeles, que sediará esta competição em 2028. Conforme planejado, o famoso ator Tom Cruise foi encarregado de carregar simbolicamente a bandeira olímpica da capital francesa para a cidade americana em um show no estilo Missão Impossível.
ANÚNCIO
Cruise apareceu de repente no topo do estádio. As luzes se concentraram nele, e os gritos dos fãs ecoaram no local. Foi aí que ele desceu em uma manobra de ação, pendurado em uma corda, para cair no meio dos atletas. Ele então subiu no palco e recebeu a bandeira olímpica da ginasta Simone Biles, apenas para sair imediatamente do local em uma motocicleta.
Imediatamente, a transmissão de uma cena pré-gravada começou, na qual, no estilo de 'Missão Impossível', Tom Cruise corre em sua motocicleta por Paris e embarca em um avião que o levou diretamente para Los Angeles, onde ele foi encarregado de colocar os anéis olímpicos no famoso letreiro de Hollywood e entregou a bandeira a um atleta, que saiu para entregá-la a outros atletas, que então a passaram até chegarem à praia, onde a banda 'Red Hot Chili Peppers' estava esperando. Lá, eles celebraram a chegada da bandeira olímpica de 2028 com música.
Início da cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos
Emmanuel Macron, Presidente da França, e Thomas Bach, Presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), foram responsáveis por presidir o evento no Stade de France.
O tetracampeão olímpico, nadador francês Léon Marchand, foi o protagonista no início da cerimônia de encerramento, ao pegar a chama dos Jardins das Tulherias, onde estava desde 26 de julho. O campeão pegou a pequena lâmpada como símbolo do fim desta edição dos Jogos Olímpicos, e foi nesse momento que o anel de sete metros de diâmetro na gala foi apagado. Embora a pira seja acesa novamente de 28 de agosto a 8 de setembro para os Jogos Paralímpicos.
Como de costume, durante a cerimônia de encerramento a bandeira grega foi hasteada e o hino grego foi tocado. Além disso, ocorreu a última cerimônia de premiação, que foi para a maratona feminina: Sifan Hassan, dos Países Baixos, conquistou o ouro, Tigst Assefa, da Etiópia, ficou com a prata, e Hellen Obiri, do Quênia, conquistou o bronze.
Cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos
O show começou com um vídeo que relembrou os grandes momentos da abertura. A participação da cantora francesa Zaho de Sagazan com o coral da Academia Haendel-Hendrix foi magnífica.
ANÚNCIO
No Stade de France, brilhava com luzes coloridas, e um Golden Voyager descia como se viesse do céu, é um personagem inspirado na história deste país.
Estima-se que pouco mais de 71.000 espectadores assistiram à cerimônia no Stade de France, na qual Sagazan e o coral apresentaram a famosa música 'Sous le ciel'.
As 205 delegações desfilaram mais uma vez, mas desta vez para se despedir dos Jogos Olímpicos, nos quais os Estados Unidos e a China estavam empatados em termos de medalhas de ouro, com 40 cada. No entanto, os americanos lideraram a tabela de medalhas com 44 medalhas de prata em comparação com 27 da China.
Dançarinos e acrobatas ofereceram um espetáculo cheio de luzes, adicionando um toque teatral à cerimônia.
Em Los Angeles, quando o pavilhão chegou à costa da Califórnia, houve um show ao vivo com Billie Eilish, Red Hot Chili Peppers, Dr. Dre e Snoop Dogg.
Os Jogos da XXXIII Olimpíada oficialmente terminaram quando Léon Marchand e outros atletas, como o cubano Mijail López representando a América, apagaram a chama olímpica.