Notícias

Bombas, cybertrucks e novas espécies: o que Elon Musk levará em sua ‘Arca de Noé'?

Terraformação do planeta até a criação de habitats autossuficientes e a introdução de novas espécies

El sueño de Musk de una humanidad multiplanetaria podría estar más cerca de lo que imaginamos. La pregunta que queda es si la humanidad está preparada para dar ese salto y qué implicaciones tendrá para nuestro futuro colectivo.
Grandes desafíos Colonizar Marte é cada vez mais possível (Aung Myin Thu - Unsplash)

Elon Musk nunca foi tímido sobre suas ambições de levar a humanidade a Marte, salvar a Terra de uma crise populacional iminente e, obviamente, conseguir tudo isso através de seu diversificado portfólio de empresas.

ANÚNCIO

Estes planos definitivamente não são meras afirmações retóricas para impulsionar sua imagem como um messias tecno-futurista. De fato, as empresas de Musk trabalham em conjunto para, entre outras coisas, antecipar os desafios de uma colônia planejada em Marte, sendo que as ambições de Musk incluem algo tão louco quanto detonar bombas termonucleares no planeta vermelho.

SpaceX e a construção em Marte

Fontes próximas à SpaceX, a empresa de tecnologia espacial de Musk, garantem que, atualmente, um departamento inteiro da empresa está explorando planos para a criação de habitats em forma de bolha.

Diz-se que os cientistas estão experimentando com uma variedade de materiais que poderiam estar em Marte, para alcançar a construção in loco em vez de transportar centenas de toneladas de materiais da Terra, um processo complicado e extremamente caro.

Uma das ideias é usar o AstroCrete, que basicamente é um tipo de concreto que utiliza poeira espacial, sangue e urina humana para construir colônias humanas em Marte. Na mesma linha, a impressão 3D é outra solução viável.

Um ambicioso objetivo de colonizar Marte

Musk comunicou aos funcionários da SpaceX que espera que um milhão de pessoas pisem em solo marciano nas próximas duas décadas, um plano muito mais ambicioso do que os objetivos estabelecidos pela NASA para as fases posteriores da missão Artemis.

Chegar a Marte é apenas um pequeno passo em uma equação muito maior. Lembremos que a superfície do planeta não é particularmente adequada para os seres humanos e, para que uma comunidade prospere em grande escala, a terraformação parece ser a única solução viável para contrariar as duras condições ambientais e torná-las adequadas para a sobrevivência humana.

ANÚNCIO

O que é a terraformação?

Terraformar implica, basicamente, dar a um planeta uma renovação extrema alterando características cruciais como sua temperatura, pressão atmosférica, a aparência do terreno e que tipo de vida pode sobreviver lá. Terraformar, em resumo, é mudar um planeta para torná-lo mais parecido com outro (a Terra).

Para Musk, a solução de terraformação envolve o uso de bombas termonucleares no planeta, que, após a detonação, teoricamente aqueceriam o planeta, que é estimado como frio e desértico.

Não é uma ideia absurda. Em um artigo intitulado "Um futuro ambiente marciano para a ciência e a exploração", Jim Green, um ex-cientista-chefe da NASA, propôs um escudo magnético maciço entre o Sol e Marte para salvar a atmosfera do planeta. A NASA também não é avessa à ideia.

Implementos de sobrevivência para os...vamos chamá-los de marcianos?

Assumindo (e é uma grande suposição) que a SpaceX consiga estabelecer uma comunidade humana em Marte e até mesmo conseguir que o habitat da comunidade esteja pronto para sua residência no planeta vermelho, a próxima grande questão seria a sobrevivência.

Parece que Musk também está abordando essa fase: outra equipe está trabalhando em trajes espaciais para combater o ambiente hostil de Marte, enquanto uma equipe médica está investigando se os humanos podem ter filhos lá.

E como se isso não bastasse, para transportar pessoas em Marte, está sendo analisado o uso de Cybertrucks especialmente modificados.

Recursos e sustentabilidade: estamos diante da Arca de Noé de Musk?

Estima-se que Musk planeja usar a Starship como uma espécie de Arca de Noé, transportando plantas e animais na viagem inicial. Embora ainda não haja muitos detalhes sobre as espécies que a SpaceX levará, nem sobre como planeia cultivar material comestível, a SpaceX pretende construir estufas onde os humanos cultivarão sementes trazidas da Terra. Também não se sabe se seriam plantas normais, adaptadas ou até mesmo novas espécies.

Apesar das ambições e da tecnologia, os planos de colonização de Marte apresentam numerosos desafios éticos e sociais. A criação de novas espécies de plantas e a possível alteração do ecossistema marciano levantam questões sobre a ética da bioengenharia e o impacto ambiental. Além disso, a ideia de transferir um milhão de pessoas para um ambiente completamente novo traz questões sobre a adaptação social, a governança e a preservação da cultura humana em um contexto extraterrestre.

E embora ainda haja um longo caminho a percorrer, os avanços tecnológicos e a determinação da SpaceX marcam um passo significativo em direção à realização do que uma vez foi pura ficção científica.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias