Notícias

Criptomoeda que exige dados biométricos se torna concorrente da Worldcoin

Chama-se TON e por um tempo foi gerido pelos mesmos criadores do Telegram, que se desvincularam do projeto há anos

TON
TON The Open Network

Nasceu em 2018 sob o nome de Telegram Open Network, mas após alguns obstáculos do governo dos Estados Unidos, que fizeram com que o serviço de mensagens se desvinculasse, mudaram para The Open Network. Em qualquer caso, eles mantêm suas siglas identificativas pelas quais esta criptomoeda é conhecida no mundo, TON.

ANÚNCIO

Esta moeda digital, desenvolvida juntamente com uma plataforma de blockchain que foi projetada para processar milhões de transações por segundo, superando as capacidades de muitas outras blockchains como Bitcoin e Ethereum.

O serviço tem acesso para realizar operações via Telegram como: transações financeiras, compra e venda de tokens não fungíveis (NFT) ou jogos. O site IproUP destaca que a popularidade do TON disparou quando foi anunciado que irá distribuir tokens gratuitos para aqueles que registrarem suas impressões digitais, apostando também na identificação biométrica.

Já tínhamos visto isso com dados biométricos em Worldcoin, uma criptomoeda ou sistema de propriedade de Sam Altman, CEO e fundador da empresa OpenAI, criadores do ChatGPT.

Na época, todos os especialistas criticaram a Worldcoin, uma vez que os dados biométricos de uma pessoa são bens inestimáveis. Além de não terem preço, ninguém sabe a segurança e proteção que essas informações podem ter, o que seria uma verdadeira catástrofe se caíssem em mãos erradas.

O modo de operação do TON

Uma das principais vantagens do TON é a sua capacidade de escalabilidade. Projetada para lidar com milhões de transações por segundo, a plataforma utiliza uma arquitetura de blockchain multi-cadeia e tecnologia de fragmentação dinâmica (sharding). Isso não só melhora a eficiência, mas também reduz a congestão, permitindo transações rápidas e econômicas.

Além disso, o TON suporta contratos inteligentes e aplicativos descentralizados (DApps), oferecendo um ecossistema robusto para desenvolvedores e usuários. Seu sistema de microtransações é outra vantagem, facilitando pagamentos pequenos e frequentes de forma eficiente.

ANÚNCIO

Os riscos da TON são os mesmos que os da Worldcoin, o serviço de segurança para proteger os dados biométricos de uma pessoa. É muito diferente que roubem sua senha, que posteriormente você pode mudar, do que te roubarem imagens do seu rosto, íris dos olhos ou impressões digitais; o roubo desses dados não pode ser revertido.

No entanto, a TON recebe apoio de seus usuários. O site mencionado anteriormente relata que aqueles que investiram no início do ano e compraram a 2,3 dólares, ganharam quase 400%: hoje está em 6 dólares. Além disso, o TON mostrou uma tendência ascendente até agora em 2024 e atualmente está cotado em máximas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias