Notícias

O Japão anunciou que a partir de 2025 aceitará carros autônomos

O Japão informa que vai habilitar um número reduzido de rotas nas quais permitirá carros autônomos de nível 4, que são completamente independentes

Auto con levitación magnética. Imagen creada por la inteligencia artificial Copilot
Carro com levitação magnética Japão revoluciona sua frota

O mundo da tecnologia avança de forma contundente nos métodos de transporte. Carros elétricos autônomos e veículos com levitação magnética em breve estarão implementados nas estradas dos países desenvolvidos.

ANÚNCIO

Um dos primeiros a adotar esse tipo de tecnologia é o Japão, que recentemente fez um anúncio detalhando que os carros autônomos serão permitidos em cerca de 25 rotas do país. Através de um comunicado, o governo explica que os veículos autônomos poderão circular por essas vias a partir de março de 2025.

Qualquer pessoa familiarizada com carros elétricos poderia dizer que Estados Unidos, Espanha, China e mais alguns países já permitem a condução autônoma em suas estradas.

No entanto, a diferença do que é permitido no Japão é que os carros que serão permitidos são os que têm nível 4 de autonomia, o mais alto e completamente independente, sem a influência de uma pessoa atrás do volante atenta a qualquer coisa que aconteça no caminho.

O governo do Japão diz que haverá 25 rotas em 2025 e aumentarão para 100 em um futuro próximo, de acordo com declarações do primeiro-ministro, Fumio Kishida, citadas pelo Japan Times.

Permitirão carros com levitação magnética?

No meio dessa iniciativa surge um projeto de um grupo de pesquisadores japoneses da Unidade de Máquinas Quânticas do Instituto de Ciência e Tecnologia de Okinawa (OIST). Os especialistas afirmam ter a chave para o desenvolvimento de motores com levitação magnética, ecologicamente corretos.

O projeto desses pesquisadores aponta que o motor com levitação magnética evita o atrito, o que tornaria obsoletos os motores de combustão e os elétricos convencionais.

ANÚNCIO

Na teoria, eles precisam de energia para a ignição e o motor mantém-se em funcionamento através da interação de ímãs para se impulsionar, sustentar e se deslocar.

"Os cientistas disseram: 'Sobre uma superfície, a levitação magnética faz com que os objetos, no nosso caso os carros, se elevem alguns centímetros acima desta pista. Isso elimina o atrito, permitindo que o carro se mova sem a necessidade de baterias, motores ou qualquer forma de impulso mecânico ou elétrico'."

Para alcançar esse mecanismo, os cientistas desenvolveram um carro feito de materiais diamagnéticos. Isso permite que os ímãs ao longo das vias forneçam um campo magnético intenso que faz com que o objeto levite sobre as vias.

Faltam alguns detalhes a serem resolvidos, mas este é o caminho que o Japão está percorrendo em tecnologias de transporte particular e em massa.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias