O esporte sempre demonstrou ter a capacidade de transcender e alcançar coisas que a política não pode. Um momento emocionante ocorreu nesta terça-feira no contexto dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, quando atletas da Coreia do Norte e da Coreia do Sul se uniram para tirar uma fotografia.
ANÚNCIO
A pedido da chinesa vencedora da medalha de ouro Sun Yingsha, que conquistou a medalha ao lado de seu parceiro Chuqin Wang na competição de duplas mistas dos Jogos, as outras duas duplas que completaram o pódio na prova, representando cada uma das Coreias, participaram do que foi uma foto histórica.
A foto dos atletas da Coreia do Sul e da Coreia do Norte em Paris 2024 é histórica
Os representantes da Coreia do Norte, Jong Sik Ri e Kum Yong Kim, que ficaram em segundo lugar, posaram ao lado dos atletas da Coreia do Sul, Jonghoon Lim e Yubin Shin, que ficaram em terceiro lugar, para tirar uma selfie que já se tornou viral nas redes sociais.
Os atletas da Coreia do Norte, em particular, causaram bastante surpresa ao conquistar a primeira medalha para o seu país nestes Jogos, uma vez que chegaram ao evento olímpico sem qualquer referência anterior a Paris 2024 em competições internacionais.
Diante do olhar do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o alemão Thomas Bach, presente na arena Paris Sur Arena, a dupla chinesa acabou com o sonho desses misteriosos rivais dos quais não havia referência antes deste torneio em competições internacionais, exceto nos Jogos Asiáticos, mas onde não atuaram juntos.
Os desportistas da Coreia do Norte tinham deixado para trás os representantes do Japão, Suécia e Hong Kong, para depois travarem uma batalha séria com os grandes favoritos, os primeiros cabeças de série, e apenas cederam por 4-2 em quase uma hora de jogo, com parciais de 11-6, 7-11, 11-8, 11-5, 7-11 e 11-8.
Por sua vez, os sul-coreanos Jonghoon Lim e Yubin Shin conquistaram a medalha de bronze ao vencerem por 4-0 Chung Ting e Hoi Kem Doo, de Hong Kong.